Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

Publicado em 13/04/2021 - 21:42 Por Fabiana Sampaio, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias.  

A exposição "Os Primeiros Brasileiros", inaugurada nesta terça-feira, apresenta memórias da formação do Brasil, artefatos da cultura indígena, narrativas e depoimentos contemporâneos.

A coleção não foi alcançada pelo incêndio em 2018, já que ela estava no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. Um diferencial dessa edição é um espaço maior dedicado a representações indígenas atuais.

A  exposição propõe uma imersão  em 180 imagens, 12 trilhas sonoras, 05 filmes e textos reunidos  em quatro momentos da trajetória dos primeiros habitantes do Brasil: o primeiro encontro, a colonização, o mundo indígena e as formas contemporâneas de cidadania.

A  curadoria é  do antropólogo João Pacheco em  parceria com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Pacheco destaca que a mostra dá visibilidade a populações indígenas nesses estados e regiões pouco mencionadas quando se aborda o assunto.

A edição virtual surge em meio aos esforços pela reconstrução do Museu Nacional e pode ser acessada  aqui ou no site da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Edição: Jessica Gonçalves/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Exposição destaca o protagonismo da mulher nas artes plásticas

Uma exposição em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, destaca o protagonismo das mulheres nas artes plásticas. Cinco artistas com trabalhos individuais dividem, até 20 de junho, o espaço da exposição “Arte Contemporânea Feminina”.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inpi prioriza trâmite de tecnlogias para enfrentamento à covid

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que é o órgão responsável pelas patentes no Brasil, prioriza o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo c

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação do DF inclui professores de creches

A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Municípios podem aderir ao pacto para erradicação do trabalho escravo

Os municípios brasileiros também vão poder aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A portaria publicada no dia da abolição da escravidão no país, 13 de maio, ampliou a participação no pacto, que antes era restrito aos estados.

Baixar arquivo
Saúde

Senadores querem ir à China para negociar mais vacinas

A vacina do laboratório Sinopharm foi aprovada para uso emergencial

Baixar arquivo