Faturamento do mercado editorial cai quase 9%
O faturamento do mercado editorial caiu quase 9% no ano passado na comparação com 2019.
O setor faturou R$ 5,2 bilhões e sentiu o impacto da pandemia com o fechamento de lojas físicas no país.
Os dados são de uma pesquisa coordenada pela Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros. As vendas para as livrarias físicas amargaram um queda de 32% em relação a 2019. Em compensação, as vendas para os canais exclusivamente virtuais de livrarias, cresceram 84% em 2020.
E reflete, segundo a pesquisa, uma intensificação do hábito de leitura, que pode ser confirmada também pelo desempenho das editoras de obras gerais. Esse foi o único segmento que registrou aumento no faturamento com vendas ao mercado, de 3,8% .
O presidente da Câmara Brasileira do Livro, Vitor Tavares, avalia que o aumento da demanda por compras de livro online já era uma tendência, que pode ter se intensificado com a pandemia.
Vitor Tavares, no entanto, acredita na recuperação das lojas físicas a partir deste ano.
Ainda segunda a pesquisa, um dos fatores que mais contribuiu para a queda no faturamento do setor foi o fato de que o Programa Nacional do Livro Didático Literário acabou não sendo executado em 2020, em função da pandemia. Sendo retomado apenas no primeiro trimestre deste ano. Ainda assim, em 2020, o governo foi responsável por contribuir com R$ 1,4 bilhão ao faturamento do setor editorial, 200 milhões a menos do que em 2019.
O segmento de livros religiosos, representado por um canal importante que é o sistema porta a porta, foi o mais afetado em termos de faturamento nas vendas das editoras ao mercado, apresentando retração de mais de 14,2%.