Inhotim reabre as portas após mais de um ano sem funcionar

Ocupação permitida será de 10% da capacidade

Publicado em 07/05/2021 - 20:07 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O maior museu a céu aberto do mundo reabriu as portas nesta sexta-feira (7). O Instituto Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, estava fechado desde 12 de março pelo aumento de casos da covid-19.

O Inhotim é, ao mesmo tempo, um museu de arte contemporânea e um jardim botânico. Funciona em 140 hectares, com pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e vídeos expostos em galerias e jardins, integrados a áreas preservadas de mata atlântica e cerrado.

Devido à pandemia, para a reabertura, medidas de segurança foram reforçadas, sendo permitido apenas 10% da ocupação total, no máximo 500 visitantes, e funcionamento somente de sexta a domingo.

O ingresso deve ser adquirido de forma antecipada no site do museu.

O presidente do Instituto Inhotim, Antonio Grassi, ressalta que a população também precisa de arte para passar por esse momento difícil.

O Instituto vem sofrendo diversas dificuldades nos últimos anos, como o desabamento da barragem da Vale, em Brumadinho, e agora a pandemia. Mas, com a ajuda dos patrocinadores, tem conseguido manter o emprego de seus funcionários.

Antonio Grassi reforça que, assim como o museu, diversas instituições culturais precisam de apoio nesse período de pandemia.

O Inhotim é um museu privado e custeado por doações e patrocínios das leis de incentivo à cultura.

Na semana passada, o Grupo Itaminas, o principal mantenedor do museu, chegou a um acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para pagamento de dívidas e multas de mais de R$ 1 bilhão em 120 meses. O acordo ajudou a preservar o Inhotim, que poderia até ir para leilão.

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo