Inhotim reabre as portas após mais de um ano sem funcionar

Ocupação permitida será de 10% da capacidade

Publicado em 07/05/2021 - 20:07 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O maior museu a céu aberto do mundo reabriu as portas nesta sexta-feira (7). O Instituto Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, estava fechado desde 12 de março pelo aumento de casos da covid-19.

O Inhotim é, ao mesmo tempo, um museu de arte contemporânea e um jardim botânico. Funciona em 140 hectares, com pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e vídeos expostos em galerias e jardins, integrados a áreas preservadas de mata atlântica e cerrado.

Devido à pandemia, para a reabertura, medidas de segurança foram reforçadas, sendo permitido apenas 10% da ocupação total, no máximo 500 visitantes, e funcionamento somente de sexta a domingo.

O ingresso deve ser adquirido de forma antecipada no site do museu.

O presidente do Instituto Inhotim, Antonio Grassi, ressalta que a população também precisa de arte para passar por esse momento difícil.

O Instituto vem sofrendo diversas dificuldades nos últimos anos, como o desabamento da barragem da Vale, em Brumadinho, e agora a pandemia. Mas, com a ajuda dos patrocinadores, tem conseguido manter o emprego de seus funcionários.

Antonio Grassi reforça que, assim como o museu, diversas instituições culturais precisam de apoio nesse período de pandemia.

O Inhotim é um museu privado e custeado por doações e patrocínios das leis de incentivo à cultura.

Na semana passada, o Grupo Itaminas, o principal mantenedor do museu, chegou a um acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para pagamento de dívidas e multas de mais de R$ 1 bilhão em 120 meses. O acordo ajudou a preservar o Inhotim, que poderia até ir para leilão.

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Governo zera imposto de remédio para tratamento de câncer

Também não será cobrado o imposto de importação de produtos utilizados por pessoas com deficiência, como alguns tipos de próteses endoesqueléticas transfemurais e teclados especiais para computadores e softwares.

Baixar arquivo
Geral

Crise hídrica é tema do programa Brasil em Pauta deste domingo (19)

Programa recebe o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, para falar sobre iniciativas do governo para reduzir os efeitos da seca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bombeiros controlam fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

O incêndio começou domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua e não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada. Foram queimados o equivalente a 12 mil campos de futebol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo