Exposição no Rio reúne obras de Nelson Sargento

Mostra exibe 15 quadros, seis deles inéditos

Publicado em 26/07/2021 - 12:34 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A ocupação cultural Arte, agoniza mas não morre: Nelson Sargento 9.7 apresenta, a partir desta segunda-feira (26), obras inéditas do artista, que morreu por complicações da covid-19, em maio deste ano. A exposição, no Espaço Travessia, no Instituto Municipal Nise da Silveira, na zona norte carioca, reúne 15 quadros -  seis deles inéditos - assinados pelo sambista, compositor, intérprete, poeta, pesquisador, ator e radialista. Lá também estão trabalhos de outros artistas.

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, o curador da mostra, Marcelo Valle, disse que a iniciativa nasceu de um encontro com Nelson Sargento, em que o artista manifestou a vontade de fazer mais uma exposição.

Nelson Sargento completaria 97 anos nesse domingo (25), véspera da inauguração. Além dos quadros, o artista compôs mais de 400 músicas e ainda deixou acervo com 80 sambas inéditos. 

Marcelo Valle explicou que a ideia da ocupação cultural foi juntar as obras de Nelson Sargento às de outros artistas fora do eixo centro/zona sul. 

O Espaço Travessia ocupa dois andares de enfermarias desativadas do antigo Hospital Psiquiátrico Pedro II, hoje Instituto Municipal Nise da Silveira. Desde 2017, o espaço investe em artistas do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana, exaltando a relevância cultural dos subúrbios. 

As visitas à ocupação cultural Arte, agoniza mas não morre: Nelson Sargento, 9.7, devem ser pré-agendadas, obedecendo protocolos de segurança contra a covid-19. A mostra fica aberta das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 26 de setembro.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Novo plano quer reduzir pela metade o número de mortes no trânsito

O Brasil quer reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2028 e salvar 86 mil vidas. Essa meta está no novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans.

Baixar arquivo
Educação

Servidores do AM não podem ter ganho salarial com cursos sem validação

STF declarou inconstitucional uma lei do Estado do Amazonas, de 2015, que permitia o uso de diplomas de pós-graduação de universidades de países do Mercosul e de Portugal para concessão de benefícios salariais aos servidores públicos estaduais.

Baixar arquivo
Política

Vetado projeto que previa ações emergenciais à agricultura familiar

No fim do prazo para sancionar o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, o Presidente Jair Bolsonaro vetou, totalmente, a medida que previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar, devido aos impactos econômicos da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré 2021: entenda a importância da corda para os devotos

Evento religioso deste ano em Belém, no Pará, anda haverá limitações por conta da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Renda habitual de trabalhador tem queda de 6,6%, diz Ipea

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que houve queda de 6,6% na renda habitual e aumento de 0,9% na renda efetiva do trabalhador brasileiro no segundo trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Saúde

Rio começa a distribuição 495 mil doses de vacina contra covid-19

 São 325.260 doses da Pfizer para primeira e segunda aplicação e 170 mil da Oxford/AstraZeneca para aplicação da segunda dose.

Baixar arquivo