Exposição no Rio reúne obras de Nelson Sargento

Mostra exibe 15 quadros, seis deles inéditos

Publicado em 26/07/2021 - 12:34 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A ocupação cultural Arte, agoniza mas não morre: Nelson Sargento 9.7 apresenta, a partir desta segunda-feira (26), obras inéditas do artista, que morreu por complicações da covid-19, em maio deste ano. A exposição, no Espaço Travessia, no Instituto Municipal Nise da Silveira, na zona norte carioca, reúne 15 quadros -  seis deles inéditos - assinados pelo sambista, compositor, intérprete, poeta, pesquisador, ator e radialista. Lá também estão trabalhos de outros artistas.

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, o curador da mostra, Marcelo Valle, disse que a iniciativa nasceu de um encontro com Nelson Sargento, em que o artista manifestou a vontade de fazer mais uma exposição.

Nelson Sargento completaria 97 anos nesse domingo (25), véspera da inauguração. Além dos quadros, o artista compôs mais de 400 músicas e ainda deixou acervo com 80 sambas inéditos. 

Marcelo Valle explicou que a ideia da ocupação cultural foi juntar as obras de Nelson Sargento às de outros artistas fora do eixo centro/zona sul. 

O Espaço Travessia ocupa dois andares de enfermarias desativadas do antigo Hospital Psiquiátrico Pedro II, hoje Instituto Municipal Nise da Silveira. Desde 2017, o espaço investe em artistas do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana, exaltando a relevância cultural dos subúrbios. 

As visitas à ocupação cultural Arte, agoniza mas não morre: Nelson Sargento, 9.7, devem ser pré-agendadas, obedecendo protocolos de segurança contra a covid-19. A mostra fica aberta das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 26 de setembro.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Feminicídio zero é tema de acordo entre escolas de samba e Embratur

Uma parceria inédita acaba de se formar para o enfrentamento da violência contra mulheres no Carnaval. Os principais objetivos são prevenir, além de feminicídios, tratamento que as coloquem em lugar de objeto.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo