UFRJ realiza segunda edição do Festival do Conhecimento

O evento é aberto e será transmitido online

Publicado em 11/07/2021 - 12:51 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Durante cinco dias, cientistas, pesquisadores, artistas, parlamentares, professores, estudantes de uma das maiores universidades públicas do país vão debater com o grande público os futuros possíveis em todos os campos do conhecimento. 

O que esperar da ciência, das artes, da cultura e das tecnologias no presente e no futuro imediato são as questões em foco na segunda edição do Festival do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento virtual e gratuito foi criado no ano passado durante a pandemia.

Serão cinco dias de programação, de 12 a 16 de julho, que vai contar com mais de 500 atividades, entre rodas de conversa, debates com especialistas e apresentações culturais. 

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, afirma que são muitos os desafios para o período pós-pandemia e que o evento vai refletir sobre eles. Enquanto que a pró-reitora de extensão da Universidade, Ivana Bentes, pontuou a importância da pluralidade e diversidade que o Festival privilegia.

Entre os participantes estão o epidemiologista Roberto Medronho e a engenheira química Leda Castilho, coordenadora das pesquisas da UFRJ-VAC, vacina em desenvolvimento contra a covid-19. 

Também estão confirmados o líder indígena Ailton Krenak e a ministra do STF Carmem Lucia, o ator Lázaro Ramos, os escritores Daniel Munduruku e Sidarta Ribeiro, as cantoras Margareth Menezes e Teresa Cristina.  

Quem quiser participar do Festival do Conhecimento da UFRJ como ouvinte basta se inscrever na página oficial do evento até domingo (11).  Após a inscrição, será enviada a programação completa e, após o festival, o certificado de participação.

O evento terá transmissão nas páginas oficiais da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ no Facebook e no YouTube.

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Últimas notícias
Educação

Inep publica edital do Encceja 2022

A prova serve para que jovens e adultos, que não terminaram o Ensino Básico na idade indicada, possam fazer uma prova para conseguir os certificados do Ensino fundamental e Médio.

Baixar arquivo
Economia

CNI prevê necessidade de qualificação de 9,6 mi de pessoas até 2025

Isso é o que prevê o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, divulgado nesta segunda-feira pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Baixar arquivo
Geral

Rio: militares da Marinha são presos por envolvimento em assassinato

Três militares da Marinha e o pai de um deles, que é dono de um ferro-velho, na Praça da Bandeira, zona norte do Rio, foram presos na tarde desse domingo (15) por envolvimento no assassinato do perito papiloscopista da Polícia Civil Renato Couto de Mendonça, lotado no Instituto de Identificação Félix Pacheco.

Baixar arquivo
Esportes

História Hoje: há 45 anos, Muhammad Ali vencia Alfredo Evangelista

Evangelista, um jovem hispano-uruguaio, de apenas 22 anos, conseguiu passar do oitavo round pela primeira vez e ainda levar Ali, de 35 anos, até o 15° round. Até então, poucos pugilistas tinham ido tão longe contra o campeão mundial dos pesos pesados.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro: confira os resultados do fim de semana

Na Série B, Cruzeiro assumiu a liderança ao vencer o Náutico. Vasco também subiu e chegou ao G4 da competição ao derrotar o Bahia.

Baixar arquivo
Política

Partidos podem receber valores para campanha por vaquinhas virtuais

Autorização para receberem dinheiro por meio de financiamento coletivo na internet, também conhecido como crowdfunding, foi autorizada pelo TSE a partir de 15 de maio. 

Baixar arquivo