UFRJ realiza segunda edição do Festival do Conhecimento

O evento é aberto e será transmitido online

Publicado em 11/07/2021 - 12:51 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Durante cinco dias, cientistas, pesquisadores, artistas, parlamentares, professores, estudantes de uma das maiores universidades públicas do país vão debater com o grande público os futuros possíveis em todos os campos do conhecimento. 

O que esperar da ciência, das artes, da cultura e das tecnologias no presente e no futuro imediato são as questões em foco na segunda edição do Festival do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento virtual e gratuito foi criado no ano passado durante a pandemia.

Serão cinco dias de programação, de 12 a 16 de julho, que vai contar com mais de 500 atividades, entre rodas de conversa, debates com especialistas e apresentações culturais. 

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, afirma que são muitos os desafios para o período pós-pandemia e que o evento vai refletir sobre eles. Enquanto que a pró-reitora de extensão da Universidade, Ivana Bentes, pontuou a importância da pluralidade e diversidade que o Festival privilegia.

Entre os participantes estão o epidemiologista Roberto Medronho e a engenheira química Leda Castilho, coordenadora das pesquisas da UFRJ-VAC, vacina em desenvolvimento contra a covid-19. 

Também estão confirmados o líder indígena Ailton Krenak e a ministra do STF Carmem Lucia, o ator Lázaro Ramos, os escritores Daniel Munduruku e Sidarta Ribeiro, as cantoras Margareth Menezes e Teresa Cristina.  

Quem quiser participar do Festival do Conhecimento da UFRJ como ouvinte basta se inscrever na página oficial do evento até domingo (11).  Após a inscrição, será enviada a programação completa e, após o festival, o certificado de participação.

O evento terá transmissão nas páginas oficiais da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ no Facebook e no YouTube.

Edição: Francisco Brasileiro Marques de Sousa Neto

Últimas notícias
Economia

Novas regras permitem cadastro automático na tarifa social de energia

Para que o cadastro seja feito de forma automática, o CPF do titular da conta de luz tem que ser o mesmo informado nas bases de dados do CadÚnico.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Aplicativo ajuda animais de estimação a encontrar novos donos

Para conectar bichinhos que precisam de adoção e possíveis donos, o aplicativo cruza dados como espaço disponível e perfil das pessoas e dos animais.

Baixar arquivo
Economia

Caged: Brasil cria mais de 253 mil postos de trabalho em outubro

As cinco regiões do país registraram saldo positivo na criação de empregos, a maior parte dos novos postos está na região Sudeste, seguida da Sul. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentram a maioria das vagas criadas. O salário médio de admissão no país foi de R$ 1.795,40.

Baixar arquivo
Economia

Pnad Contínua: taxa de desemprego cai no Brasil durante o 3º trimestre

De acordo com o IBGE, entre as atividades que mais geraram postos de trabalho, estão o comércio, reparo de veículos automotores e motocicletas, indústria geral e construção.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo