Filme sobre Exú abre o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul

Publicado em 04/08/2021 - 21:30 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cultura negra pelos olhares de cineastas que conhecem bem essa realidade. A nova edição do tradicional Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul teve início nesta quarta-feira e, este ano vai percorrer seis municípios do Rio de Janeiro. 

O evento já acontece há 14 anos com o propósito de valorizar a cultura brasileira e africana pelas lentes de diretores negros.

Em formato online, devido à pandemia, a edição de 2021 quer dar visibilidade aos territórios e a cultura preta na produção de cineastas dos municípios de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio e Búzios. 

No vídeo de estreia do evento, a cineasta de Nova Iguaçu, na baixada fluminense, Milena Manfredini, conta que em seus filmes trabalha o conceito que ela chama de "oferendas filmícas", em que todas suas produções são concebidas como oferendas a pessoas.  

Milena Manfredini tem dois filmes em exibição na mostra: "Guardião dos Caminhos", sobre o orixá Exu, e "Camelões", que tem os camelôs e artistas de rua do Rio como personagens. 

Também homenageada no encontro e de Nova Iguaçu, Yasmim Tainá, afirma que encontrou no cinema seu propósito de vida. Para ela, o cinema torna possível mostrar estruturas que mudam o mundo atrás das narrativas audiovisuais.

A programação, que está recheada de filmes, homenagens e mesas de debates, vai até segunda-feira (09). Cada dia é dedicado à produção de uma região.

Toda a programação é gratuita e para acompanhar o circuito pela internet basta fazer um cadastro na plataforma todesplay.com.br.

O projeto "Itinerância" do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul é apoiado pelo Instituto CCR e o Ministério da Cidadania, por meio da Lei de incentivo à Cultura.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Há 10 anos, Space X realizava missão comercial para a Estação Espacial

A Space X foi fundada em 2002 pelo empresário Elon Musk. Em 2010, a sonda Dragon entrou em órbita pela primeira vez. E dois anos depois, a cápsula não tripulada foi lançada pelo foguete Falcon 9 a partir da base de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos.

Baixar arquivo
Geral

Município do Tocantins quer privatizar praia por três anos

Praia Tartaruga, em Peixe, é um destino turístico popular na região. Prefeitura lançou edital que permite à empresa vencedora explorar estacionamento e a própria praia.

Baixar arquivo
Esportes

Doze equipes disputam torneio de futebol de cegos em SP

Esta será a terceira edição do evento. Até 2017, aconteciam torneios apenas para as regiões Sul e Sudeste.

Baixar arquivo
Esportes

CRB vence Sport e Ponte Preta fica no empate com a Chapecoense

E vamos começar com a Série B do Campeonato Brasileiro: o CRB venceu o Sport por 1 a 0 e a Ponte Preta empatou com Chapecoense em 0 a 0.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Nova ferramenta pode acelerar processo de adoção no Brasil

O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento permitirá que pretendentes aptos poderão visualizar as crianças e adolescentes disponíveis no cadastro de adoção.

Baixar arquivo