Museu Nacional recupera parte do acervo de aracnídeos

Publicado em 04/08/2021 - 12:24 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Angra dos Reis (Rio de Janeiro)

O Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro chegou a marca de sete mil espécimes de Opiliones, a terceira ordem mais numerosa de aracnídeos. A coleta, que tem espécies raras, foi feita nos últimos três anos em seis estados brasileiros, na Colômbia e no Equador pela equipe coordenada pelo pesquisador Adriano Kury, do setor de Aracnologia.

Assim, a coleção de 200 mil aracnídeos, perdida no incêndio do Museu em 2018, vem sendo rapidamente recuperada, já que, segundo o pesquisador, todo o material destruído levou 100 anos para ser constituído e agora, em três anos, 16% deste total estão de volta.

Adriano Kury contou que as idas a campo em meio à pandemia não têm sido fáceis. Os pesquisadores adotam todos os protocolos de segurança e, desde março de 2020, têm evitado as viagens de avião.

Ainda na busca para recompor o acervo do Museu, Adriano Kury comemora o lançamento de um catálogo online com informações sobre espécies de aracnídeos de todo o mundo. Segundo ele, o levantamento começou a ser feito durante o isolamento social para conter a pandemia de Covid-19. O catálogo apresenta 2200 referências listando mais de 10mil nomes de aracnídeos.

Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo