Garoto de 11 anos com Down faz vaquinha para expor no Museu do Louvre

Publicado em 27/09/2021 - 09:00 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O garoto piauiense João Elyo, de apenas 11 anos de idade, foi selecionado para expor suas pinturas no Museu do Louvre, em Paris, um dos mais importantes do mundo. João, que é da cidade de Esperantina, tem Síndrome de Down e pinta desde que era bebê.

A mãe, dona Elenilza, conta que João sempre preferiu o lápis de cor em vez de brinquedos. Com o passar do tempo, trocou o lápis por pincéis e teve o trabalho reconhecido pela primeira vez ao participar de uma exposição, em Teresina, aos oito anos de idade.

Elenilza, entende que o filho usa a pintura como forma de se sentir incluído na sociedade. Segundo ela, “o trabalho do João Elyo está sendo reconhecido não é só no Brasil. Na Itália, México. Na verdade, a arte na vida dele é uma forma de ele ser expressar, dele por pra fora o que ele sente. É uma forma de inclusão, dele se sentir incluso na sociedade, das pessoas olharem para ele de outra forma”.

João Hélio foi convidado a participar da exposição “Le Carrousel du Louvre” (O Carrossel do Louvre, em tradução literal), mas a realização deste sonho esbarra na falta de recursos financeiros, por isso, a família resolveu pedir ajuda. Uma vaquinha virtual está arrecadando dinheiro para ajudar o garoto e a mãe com as despesas da viagem, prevista para abril de 2022. As pinturas do menino podem ser vistas no instagram @João_Elyo

Para a artista plástica e curadora, Elsa Elvas, que foi a primeira a reconhecer a arte do menino, as pinturas são promissoras. Ela ressalta que ele merece o reconhecimento que está recebendo e “tem uma qualificação na qual merece toda essa importância. O trabalho do João eu acredito muito que só tende a crescer, a ser reconhecido”.

*com supervisão de Nádia Faggiani

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo