Compositores e obras musicais que quiserem integrar a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea já podem se inscrever na chamada pública até o dia 24 de setembro. O evento é promovido pela Funarte - Fundação Nacional das Artes, vinculada ao Ministério do Turismo. A seleção vai premiar 48 obras com R$ 1.500.
Podem concorrer autores brasileiros ou estrangeiros que morem no Brasil pelo menos há três anos, que tenham composto peças musicais a partir de 2017 e que não tenham sido contempladas em seleções anteriores do evento. Para o Ministério do Turismo, o prêmio é um reconhecimento fundamental e contribui para dar andamento ao setor cultural, muito afetado pela pandemia.
Ao todo, o edital vai distribuir R$ 500 mil. Os interessados precisam anexar a partitura, em PDF, no ato da inscrição, com o nome do autor e a data de composição, além de arquivos de áudio e documentos. Tudo isso deve ser enviado pelo candidato para o e-mail bienalxxiv@funarte.gov.br.
O evento vai acontecer entre os dias 14 e 21 de novembro deste ano e vai homenagear compositores que se tornaram referência na música brasileira contemporânea, assim como foi feito nas edições passadas. A expectativa é que o resultado da seleção seja divulgado no próximo dia 8 de outubro.
A Bienal de Música Brasileira Contemporânea foi criada em 1975, inspirada nos Festivais de Música da Guanabara.