Primavera dos Museus tem programação em 680 centros culturais
Exposições de arte. Rodas de conversa. Palestras. Oficinas. Isso tudo faz parte da Primavera dos Museus, evento anual organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As atividades acontecem em mais de 680 centros culturais de todo país, até domingo (26), no formato presencial e virtual, para atender a todos os gostos.
O tema desta 15ª edição do evento é Museus: Perdas e Recomeços, justamente para trazer à tona os desafios e o papel da cultura nesse período de pandemia e crise que o mundo está vivendo.
E tem atração nos quatro cantos do país. Nesta quarta-feira (22), por exemplo, no Rio de Janeiro, tem o lançamento da coleção digital Pátio Epitácio Pessoa, no Museu Histórico Nacional. São 73 objetos expostos em formato digital.
Em São Paulo, no Museu Biológico do Instituto Butantan, acontece, nesta quinta-feira (23), o webinário Era Para Ser 15 dias, em que biólogos, veterinários e educadores falam sobre a rotina com os animais do museu durante a pandemia. Também nesta quinta, em Belém, no Centro de Ciências e Planetário do Pará, vai ter uma sessão virtual sobre química, física e biologia.
E tem atração para as crianças também. Em Juiz de Fora, Minas Gerais, contação de histórias infanto-juvenis, no Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal da cidade.
O guia com a programação completa de todos os museus participantes está disponível na internet em eventos.museus.gov.br.