Primavera dos Museus tem programação em 680 centros culturais

Tema desta 15ª edição do evento é "Museus: Perdas e Recomeços"

Publicado em 22/09/2021 - 10:50 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Exposições de arte. Rodas de conversa. Palestras. Oficinas. Isso tudo faz parte da Primavera dos Museus, evento anual organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As atividades acontecem em mais de 680 centros culturais de todo país, até domingo (26), no formato presencial e virtual, para atender a todos os gostos. 

O tema desta 15ª edição do evento é Museus: Perdas e Recomeços, justamente para trazer à tona os desafios e o papel da cultura nesse período de pandemia e crise que o mundo está vivendo. 

E tem atração nos quatro cantos do país. Nesta quarta-feira (22), por exemplo, no Rio de Janeiro, tem o lançamento da coleção digital Pátio Epitácio Pessoa, no Museu Histórico Nacional. São 73 objetos expostos em formato digital. 

Em São Paulo, no Museu Biológico do Instituto Butantan, acontece, nesta quinta-feira (23), o webinário Era Para Ser 15 dias, em que biólogos, veterinários e educadores falam sobre a rotina com os animais do museu durante a pandemia. Também nesta quinta, em Belém, no Centro de Ciências e Planetário do Pará, vai ter uma sessão virtual sobre química, física e biologia. 

E tem atração para as crianças também. Em Juiz de Fora, Minas Gerais, contação de histórias infanto-juvenis, no Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal da cidade.

O guia com a programação completa de todos os museus participantes está disponível na internet em eventos.museus.gov.br

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo