As restrições impostas pela pandemia não devem impedir os fiéis de homenagear Nossa Senhora de Nazaré neste final de semana. Conhecida como uma das maiores celebrações religiosas do país, o Círio de Nazaré não terá, pelo segundo ano consecutivo, a maioria das procissões que tomam conta do estado do Pará nesta época do ano.
A única procissão oficial mantida foi a do translado rodoviário da imagem da santa, nesta sexta-feira (8), que percorre 60 quilômetros de Belém aos municípios de Marituba e Ananindeua, no Pará.
Apesar do menor número de celebrações, a teleatendente Rafaela Neves conta que parte da família virá caminhando do município vizinho a Belém para homenagear a santa. Rafaela, devota da padroeira da Amazônia, promete chegar cedo à missa para conseguir entrar na igreja, uma vez que o público será reduzido para cerca de 50% da capacidade total por causa do distanciamento físico.
Além das missas, haverá uma transmissão ao vivo pela internet neste sábado (9) da decoração da berlinda da Nossa Senhora de Nazaré e, no domingo, principal dia das festividades, a imagem da santa fará um sobrevoo de helicóptero pelo percurso original da procissão.
O coordenador do Círio, Albano Martins, acredita que milhares de pessoas devem se manifestar pelas ruas de Belém neste final de semana, mesmo sem a maioria das procissões oficiais. Ele lembra que em 2020 cerca de 100 mil pessoas estiveram nas ruas.
Apesar dos eventos que a organização preparou para este ano, com as restrições que a pandemia exige, para alguns devotos, como a dentista Giselle Monteiro, faz falta a programação completa do Círio. Ela lembra que no Pará a preparação para o evento é cultural e começa desde setembro.
Os momentos mais emocionantes do Círio são as procissões do sábado à noite e domingo de manhã, quando uma multidão se aperta para carregar a famosa corda de 800 metros de comprimento e 50 milímetros de diâmetro. Neste ano, a corda não será carregada pelos fiéis. Ela foi dividida em 98 pedaços e distribuída para cada uma das 98 paróquias do Pará, quando será exibida na missa deste domingo.