Tombada pela Unesco desde 1987, Brasília carrega arquitetura única

Publicado em 22/10/2021 - 09:05 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Brasília é tombada pela Unesco desde 1987. Em 1990 foi a vez do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tombar o conjunto urbanístico da capital.

Isso garante que a cidade mantenha preservada suas principais características artísticas, culturais e arquitetônicas. A cidade que foi planejada e construída em apenas quatro anos, guarda algumas peculiaridades até hoje.

No Eixo Monumental, que corta o centro da capital de leste a oeste, são tantos monumentos, prédios, palácios, obras e jardins, que somente uma visita completa para conhecer tudo que a área tem a mostrar.

Na frente do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério da Relações Exteriores, a escultura Meteoro está lá, desde 1967. Imponente, bonita e mesmo com mais de 50 toneladas, parece tão leve, que passa a sensação de flutuar sobre o espelho d’água.

O Meteoro feito de mármore de carrara, com cinco curvas que representam todos os continentes e a interação harmônica entre eles, foi feito pelo escultor italiano Bruno Giorgi.

E após 54 anos, a peça vai passar pela sua primeira manutenção, que deve durar cerca de 10 meses.

Bruno Giorgi, é o mesmo escultor dos dois candangos que fazem parte da praça dos três poderes, em frente ao Palácio do Planalto, o convite para a confecção da obra veio do arquiteto, Oscar Niemeyer, e ficou pronta em 1959. Um ano antes da inauguração da nova capital.

Na praça, entre muitas obras, podemos ver também, o pombal, que tem o formato de um pregador de roupas. Ele foi uma encomenda de Eloá Quadros, ex-primeira-dama da época, ao arquiteto de Brasília.

O centro pulsante da capital do país, respira arquitetura e história, por isso é chamada por muitos de museu a céu aberto.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo