Tombada pela Unesco desde 1987, Brasília carrega arquitetura única

Publicado em 22/10/2021 - 09:05 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Brasília é tombada pela Unesco desde 1987. Em 1990 foi a vez do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tombar o conjunto urbanístico da capital.

Isso garante que a cidade mantenha preservada suas principais características artísticas, culturais e arquitetônicas. A cidade que foi planejada e construída em apenas quatro anos, guarda algumas peculiaridades até hoje.

No Eixo Monumental, que corta o centro da capital de leste a oeste, são tantos monumentos, prédios, palácios, obras e jardins, que somente uma visita completa para conhecer tudo que a área tem a mostrar.

Na frente do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério da Relações Exteriores, a escultura Meteoro está lá, desde 1967. Imponente, bonita e mesmo com mais de 50 toneladas, parece tão leve, que passa a sensação de flutuar sobre o espelho d’água.

O Meteoro feito de mármore de carrara, com cinco curvas que representam todos os continentes e a interação harmônica entre eles, foi feito pelo escultor italiano Bruno Giorgi.

E após 54 anos, a peça vai passar pela sua primeira manutenção, que deve durar cerca de 10 meses.

Bruno Giorgi, é o mesmo escultor dos dois candangos que fazem parte da praça dos três poderes, em frente ao Palácio do Planalto, o convite para a confecção da obra veio do arquiteto, Oscar Niemeyer, e ficou pronta em 1959. Um ano antes da inauguração da nova capital.

Na praça, entre muitas obras, podemos ver também, o pombal, que tem o formato de um pregador de roupas. Ele foi uma encomenda de Eloá Quadros, ex-primeira-dama da época, ao arquiteto de Brasília.

O centro pulsante da capital do país, respira arquitetura e história, por isso é chamada por muitos de museu a céu aberto.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo