José Paulo Cavalcanti é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Publicado em 25/11/2021 - 19:58 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O advogado e romancista José Paulo Cavalcanti é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. O novo ocupante da cadeira 39 de seu quadro de membros efetivos, vaga com o falecimento do Acadêmico e ex-vice-presidente Marco Maciel, ocorrido em junho, recebeu 21 dos 34 votos. Outros ocupantes anteriores da cadeira foram os jornalistas Otto Lara Resende e Roberto Marinho.

José Paulo Cavalcanti Filho nasceu no Recife no dia 21 de maio de 1948. É advogado formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi secretário-geral do Ministério da Justiça e ministro interino da Justiça no governo do ex-presidente José Sarney. Também presidiu a antiga Empresa Brasileira de Notícias, atual Empresa Brasil de Comunicação.

É consultor da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do Congresso Nacional.

Cavalcanti Filho possui mais de 18 títulos escritos, alguns publicados no exterior. Também é um conhecedor profundo da obra do escritor português Fernando Pessoa.

Em 2012, conquistou o prêmio José Ermírio de Moraes pelo livro “Fernando Pessoa – uma quase autobiografia”. Também conquistou o primeiro lugar na Bienal do Livro e no Prêmio Jabuti. Recebeu, ainda, premiações na Itália, Romênia, Israel, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos.

Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo
Saúde

Nove estados têm mais de 90% da população vacinada com a primeira dose

Entre os estados que conquistaram o resultado da vacina contra covid-19 estão: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Esportes

Time Brasil conquista 77 vagas para os Jogos Pan-Americanos Santiago

As vagas garantidas foram em 14 modalidades: atletismo, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, patinação velocidade, skate, taekwondo, triatlo, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de domingo e próximas partidas do futebol

O Atlético Mineiro bateu o Bragantino de virada por 4 a 3. O Bahia venceu o Fluminense por 2 a 0.  Corinthians e Grêmio ficaram em 1 a 1. Ceará e América Mineiro ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei sentado brasileiro projeta mais treinos e campeonatos até Paris

Após a conquista da medalha de bronze entre as mulheres na Paralimpíada de Tóquio, o vôlei sentado brasileiro terá novidades no ciclo de Paris. Modalidade fechou patrocínio com multinacional do ramo automobilístico.

Baixar arquivo