Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Publicado em 30/11/2021 - 12:45 Por Vanessa Casalino - Repórter da TV Brasil, para a Rádio Nacional - São Paulo

Cartas trocadas entre indígenas aqui do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras - hoje, o estado de Pernambuco. Nas cartas, o potiguara Filipe Camarão, aliado dos portugueses, apelava a Pedro Poti e a Antonio Paraupaba, que estavam do lado holandês, para que desistissem do confronto.

As cartas estão guardadas na Real Biblioteca de Haia, na Holanda, e vieram dos arquivos da Companhia das Índias Ocidentais. Hoje, o valor delas está em revelar um ponto de vista que não costuma aparecer nos livros de história: o dos próprios indígenas, com suas próprias palavras.

Ao longo da história, houve várias tentativas de traduzir as cartas. Eduardo Navarro finalmente conseguiu, graças a mais de uma década de pesquisa. O professor estuda, de maneira científica, o desenvolvimento do tupi antigo e tem diversas obras publicadas sobre o tema.

Edição: Priscilla Mazenotti/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas do futebol

Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, a bola rola para Equador x Brasil, Paraguai x Uruguai e Chile x Argentina

Baixar arquivo
Esportes

Bia Haddad Maia se classifica para final do Australian Open

A brasileira e a cazaque Anna Danilina venceram as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara por 2 sets a 1, em 2 horas e 21 minutos.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer inicia testes de comprimido contra covid-19 no Brasil

O Paxlovid, éprimeiro antiviral para tratar a doença. De acordo com as pesquisas apresentadas pela empresa, o remédio tem quase 89% de eficácia para evitar a hospitalização e a mortes.

Baixar arquivo
Geral

TRF anula todas concessões de exploração mineral em terras indígenas

A Agência Nacional de Mineração está proibida de conceder novas autorizações para qualquer formar de exploração de minério em Tucuruí, no Pará.

Baixar arquivo
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo