Rota da Pequena África, no Rio de Janeiro, será gratuita até abril

Publicado em 13/01/2022 - 17:55 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Até abril quem passar pelo Rio de Janeiro vai poder fazer gratuitamente uma visita guiada pelos principais marcos históricos do período mais intenso da escravidão no país, na região que ficou conhecida como Pequena África, na zona portuária da cidade.

A programação especial marca os 26 anos da descoberta do sítio arqueológico do Cemitério dos Pretos Novos, onde eram depositados os corpos de negros escravizados vindos do continente africano,  que não resistiam à viagem ou morriam logo após a chegada dos navios na Baía de Guanabara, antes de serem vendidos.

Estão programadas mais de 30 visitas guiadas no Circuito Histórico de Herança Africana, criado a partir da descoberta desse marco para fortalecer a memória desses tempos sombrios, como explica o historiador do Instituto Pretos Novos, Cláudio Honorato. Segundo ele, a ação reforça a importância da memória dos ancestrais africanos escravizados no Brasil.

O percurso de cerca de 2 km é feito  em duas horas e passa por doze locais que guardam parte dessa memória.  Entre os  pontos marcantes, está o Cais do Valongo, considerado principal porto de entrada de milhares de africanos escravizados no Brasil e nas Américas. Desativado em 1831, foi redescoberto em 2011 durante obras de revitalização na região. Em 2017 recebeu o titulo de Patrimônio da Humanidade, concedido pela UNESCO.

A Pedra do Sal, local de desembarque de carregamentos da especiaria dos navios que atracavam no porto, é outra atração. Nela foi entalhada uma escadaria de acesso ao Morro da Conceição, e atualmente abriga uma das mais animadas rodas de samba do Rio.

O percurso termina no Cemitério dos Pretos Novos, que  funcionou de 1772 a 1830. O sítio arqueológico foi  redescoberto em 08 de janeiro de 1996 durante obras na residência da família Guimarães dos Anjos. O local se tornou uma das principais provas materiais da barbárie ocorrida no período mais intenso do tráfico de seres humanos no país.

As inscrições para fazer a visita guiada podem ser feitas no site do Instituto Pretos Novos. Ao longo do mês de janeiro o Instituto também oferece capacitação para guias de turismo interessados em aprender todos os detalhes sobre o circuito da Herança Africana.

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Números caem, mas índice de crimes violentos permanece alto no Brasil

Diversos estados brasileiros registram queda no número de crimes violentos em 2021, na comparação com 2020. Mas Fórum Nacional de Segurança considera os índices ainda muito altos, se comparados com o de outros países.

Baixar arquivo
Geral

Falésias de Morro de São Paulo (BA) correm risco de desabamento

O alerta da prefeitura de Cairu, na Bahia, foi reforçado após o período de fortes chuvas no estado. Há trechos de Morro de São Paulo onde há, inclusive, condomínios residenciais que ficam perto das falésias. Quem mora, ou trabalha nessas áreas, já foi informado sobre os riscos.

Baixar arquivo
Economia

Índice Geral de Preços registra alta de 17,82% nos últimos 12 meses

A inflação medida pelo IGP-10,  Índice Geral de Preços, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,79% em janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Volta do rodízio registra trânsito abaixo da média na capital paulista

Houve apenas um pico de 1,5% das vias congestionadas às 8 horas e a partir das 10h também foi registrado um fluxo abaixo para o dia e horário com 0,5% das vias congestionadas nesse período.

Baixar arquivo
Cultura

Nove em dez artistas perderam dinheiro durante a pandemia no Brasil

Este é um dos dados da pesquisa "Músicos e Pandemia", realizada em parceria entre a União Brasileira dos Compositores e a ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing. E quase metade dos entrevistados perderam 100% da renda que ganhavam com música antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Saúde

Aparecimento de superfungo em Pernambuco coloca autoridades em alerta

O microrganismo tem uma alta taxa de letalidade e é resistente a antifúngicos e outros medicamentos.

Baixar arquivo