Lucio Costa, 120 anos e 11 mil documentos na web

Publicado em 27/02/2022 - 08:15 Por Luiz Claudio Ferreira - Repórter da Agência Brasil, para a Radioagência Nacional - Brasília

Há 120 anos, no dia 27 de fevereiro de 1902, nascia o arquiteto cujo traço simples emoldura o céu da capital do Brasil: Lucio Costa. É dele o projeto de construção de Brasília, que trouxe a proposta de erguer uma cidade no formato de um avião.  

Depois que Lucio Costa morreu, em 1998, a família do homem que planejou Brasília abraçou um desafio: garantir a preservação da memória do artista que fez história. No apartamento em que ele vivia, havia uma imensidão de papéis, cartas, imagens, vídeos, documentos raros e históricos.

Entre eles, o projeto urbanístico para a nova capital. a neta de Lucio Costa, Julieta Sobral, lembra que essa papelada foi encontrada em um local inusitado. “Estava embaixo de uma escada. Podia ter ido para o lixo se a gente não tivesse guardado”, disse.

Por 22 anos, a família conseguiu catalogar tudo o que havia naquele apartamento. Montou um acervo de 11 mil documentos, que, por um tempo, ficou aos cuidados do Instituto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Mas materiais tão antigos precisavam de tratamento especial, e, por isso, tudo foi para a Casa de Arquitectura, em Portugal, que fez um trabalho de recuperação do que estava à beira de ser perdido. Segundo o diretor da Casa de Arquitectura, Nuno Sampaio, foi o amor da família que salvou os arquivos.

A partir do dia 13 de maio, o público poderá mergulhar na história construída por Lucio Costa: todos estes materiais estão sendo digitalizados e estarão disponíveis na internet, gratuitamente. É a possibilidade de entender a genialidade por trás deste homem idealista, como explica o professor de arquitetura e urbanismo, Frederico Flósculo. 

Para pesquisadores, a obra de Lucio Costa precisa ser estudada e reconhecida. A professora de arquitetura Ludmila Correia reforça o caráter visionário e idealista das criações dele.

Diante de uma produção tão extensa, materializada em Brasília e pelo país inteiro, os traços de Lucio Costa formam mais do que um conjunto arquitetônico com a sua assinatura. Eles saíram do papel para se tornar cenários da vida real, de todos os dias. Parece concreto, mas também é sonho.

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo