Centenário de Nora Ney: estrela do rádio inovou, diz pesquisador

Publicado em 20/03/2022 - 08:14 Por Luiz Claudio Ferreira, repórter da Agência Brasil - Brasília

 
"Ninguém me ama... ninguém me quer" (...)
 
 
 
Ninguém me ama? Para a estrela da Rádio Nacional, Nora Ney, amor é o que não faltava. O Brasil inteiro ficava no rádio na década de 1950 para ouvir aquele vozeirão... Era samba-canção, bolero, era o quê? Para o pesquisador Raphael Farias, o gênero tem nome... "Na minha pesquisa de mestrado, utilizei a expressão sambolero", afirma.

Sambolero, em ritmo de declamação, sussurros. O pesquisador vai publicar neste ano um dossiê para homenagear Nora Ney. Isso porque neste domingo, dia de março, ela estaria completando 100 anos de idade. Morreu em 2003 e deixou uma história em versos.

Leia reportagem na Agência Brasil  sobre Nora Ney


Está na memória nos fãs e em quem conviveu com ela. Nora Ney era ídola da cantora Ellen de Lima, hoje com 83 anos de idade. "Ela me disse que eu tinha futuro. O destino foi bacana e depois fizemos parte das cantoras do rádio, da Rádio Nacional.

Aquele vozeirão atravessa o tempo e a história da música brasileira. Ela foi a primeira mulher a receber o disco de ouro e marcou a história com inovação, novidades e um jeito inspirador de cantar o amor.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Economia

No Rio, 45 postos de combustíveis são autuados por não descontar ICMS

Dos mais de cem postos de combustíveis fiscalizados pelo Governo do Estado do Rio, nesta segunda-feira, quase a metade, 45, foram autuados por não ter aplicado o desconto devido com a redução da alíquota do ICMS. 

Baixar arquivo
Política

Com certidão, eleitor com pendência pode regularizar outros documentos

Certidão substitui o documento oficial e é solicitada para emitir ou regularizar documentos

Baixar arquivo
Saúde

Casos de síndrome respiratória crescem no país

A análise é referente ao período de 19 a 25 de junho

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas em Alagoas: 50 municípios estão em situação de emergência

Segundo a Defesa Civil alagoana, algumas rodovias seguem bloqueadas por conta dos estragos

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFPE encontram fóssil de um Dilofossauro

O fóssil foi encontrado próximo ao município de Ibimirim, no sertão de Pernambuco, em uma região de rochas conhecidas como Formação Aliança. Essa formação data do período Jurássico, auge da era dos dinossauros.

Baixar arquivo
Cultura

Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças será exibida em Niterói-RJ

A mostra traz filmes que envolvem pessoas com deficiência, seja na temática ou na produção. A seleção foi especialmente preparada pela curadoria do Festival Internacional de Cinema sobre Deficiências, de Lyon, no Sul da França.

Baixar arquivo