Mais de 25 mil animais foram resgatados de incêndios em 2024

Em 2024, mais de 25.200 animais foram resgatados de incêndios no Brasil. O balanço é do Ibama. De acordo com dados do Sistema de Informação dos Cetas, os Centros de Triagens de Animais Silvestres, um a cada quatro animais foi resgatado entre os meses mais quentes e secos.
No mês de setembro foram feitos mais de 2.600 resgates e, em outubro, esse número chegou a três mil. Nesses dois meses, Brasília liderou o ranking com mais de mil resgates, seguida por Seropédica, no Rio de Janeiro, e Goiânia, em Goiás.
No Pantanal, no último período crítico de incêndios, o Ibama implementou planos de ações, como a operação Arca de Noé, com ações de monitoramento, busca ativa, resgate e realocação da fauna. Com o plano, foram avistados mil animais vivos, de 46 espécies diferentes. Dentre algumas espécies que foram resgatadas estão um filhote de cervo, um tamanduá-bandeira, uma onça-pintada e outros 69 filhotes de jacaré.
Em 2024, o IBAMA lançou um aplicativo para gestão de emergências de fauna, que busca coletar dados de animais e permite a identificação por fotos da fauna. Esse aplicativo permite que os usuários registrem avistamentos e resgates de animais de maneira rápida, mesmo com baixa conectividade.
*Com supervisão de Sheily Noleto Lopes.





Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.