Entenda a importância da Quaresma para os cristãos

Publicado em 02/03/2022 - 13:13 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

quarta-feira de cinzas marca o encerramento do Carnaval e o início da quaresma para os cristãos. Mas, você sabe o que é Quaresma? É o período entre a quarta-feira de cinzas e quinta-feira santa, época sagrada para os cristãos.

A contagem do período da Quaresma, que faz referência aos 40 dias em que Jesus Cristo esteve no deserto, é feita da seguinte forma: a partir da quarta de cinzas contamos os dias até o sábado antes da Páscoa, conhecido como sábado de aleluia. O resultado é 46. Depois disso, tiramos 6, que é o número de domingos que há no período da quaresma. O resultado é 40.

A explicação para essa contagem é que a partir da quinta-feira santa à tarde, tem início um novo período, o chamado tríduo pascal, que compreende a sexta-feira santa, o sábado de aleluia e o domingo de Páscoa.

O padre Jean Paul Hansen, assessor de Campanhas da CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, comenta sobre a tradição da Quaresma no cristianismo e no país:

Além da igreja Católica, outras igrejas ligadas ao cristianismo também seguem a Quaresma e a Quarta-feira de cinzas, como explica o religioso Jean Paul:

Para os fiéis, a quarta-feira de cinzas é um dia em que se deve ir à missa. Na cerimônia, os presentes são benzidos com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.

Ao benzer os fiéis, o padre traça uma cruz de cinzas, enquanto recita as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho". Ela sinaliza o estado de penitência que o fiel deverá guardar nos quarenta dias seguintes, e representa a fragilidade humana.

De acordo com a lei federal, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado oficial. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para funcionar. Algumas repartições públicas e agências bancárias só funcionam a partir do meio-dia. Conforme o local, é ponto facultativo até as 14h.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

História Hoje: Papa publica documento contra escravidão

Passados mais de cem anos da chegada dos colonizadores no Brasil, um documento da Igreja Católica de 22 de abril de 1639 determinou a excomunhão de quem escravizasse indígenas nos territórios americanos sob o domínio de Portugal

Baixar arquivo
Geral

Acampamento Terra Livre deve reunir mais de 6 mil indígenas

O evento começa nesta segunda-feira (22) e é considerado a maior mobilização indígena do país com representantes de centenas de povos.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (22), pela Série B do Campeonato Brasileiro, às 21h, duelam Vila Nova x Guarani

Baixar arquivo
Economia

Como saber quando vou receber a restituição do Imposto de Renda?

Saiba qual é a ordem de restituição do Imposto de Renda 2024 e como saber quando a pessoa vai receber um valor da Receita Federal.

Baixar arquivo
Educação

Estudantes se reúnem em Natal para Olimpíada de Matemática

Cento 65 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País se reúnem, a partir de hoje, em Natal. Durante quatro dias vão participar de gincanas, aulas e palestras, como parte do calendário da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Baixar arquivo