A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou a segunda edição do FOCA - Programa de Fomento à Cultura Carioca, que vai disponibilizar cerca de R$ 32 milhões para realização de mais de 400 projetos culturais. O valor é 60% maior do que o distribuído no ano passado, quando o município investiu no setor R$ 20 milhões.
O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), em cerimônia, nesta quarta-feira (27), no Museu do Amanhã, onde estiveram presentes artistas e produtores. Em sua fala, Paes exaltou a cultura carioca.
O edital será lançado em maio. E a Secretaria Municipal de Cultura vai fazer uma campanha de mobilização, com lives nas redes sociais, e oficinas em comunidades cariocas, para auxiliar no processo de inscrição dos candidatos. A meta é atingir ao menos 10 mil participantes, como informou o secretário Marcus Faustini.
Na primeira edição de Fomento à Cultura Carioca, lançada em julho de 2021, o programa recebeu quase 5.500 inscrições, e contemplou mais de 300 propostas, metade delas vindas de empreendedores das zonas Norte e Oeste da cidade.
Na edição deste ano foram incluídas novas linhas e categorias, ao todo serão treze, entre elas uma específica para festivais, como saraus. A ação faz parte do Plano Estratégico da Prefeitura, que prevê o apoio a 200 festivais até 2024, com foco na economia e na inclusão social, como parte da retomada do Rio Cidade Cultural.