Começa nesta segunda 20º edição da semana nacional de Museu

O tema deste ano é O Poder dos Museus

Publicado em 16/05/2022 - 07:30 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 16/05/2022 - 07:30

Começa nesta segunda-feira, a vigésima edição da semana nacional de Museu, que segue até o dia 22 de maio em todo o país. O tema deste ano é O Poder dos Museus.

Na programação, muitas atividades como teatros, seminários, exposições, lançamentos de livro, workshops. Este ano, participam 877 museus.  

Ao todo, estão inscritas 379 cidades de 26 estados.

Para o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, esse poder está presente em ações de pesquisa, preservação, conservação e educação como agentes sociais e espaços que transformam vidas.

É um convite à reflexão sobre a importância e o papel dessas instituições para a sociedade, como explica Carla Cruz, diretora do departamento de difusão, fomento e economia do Ibram.

Um dos participantes na região Norte é o museu Paraense, Emílio Goeldi, um dos mais antigos e populares do Brasil. Ele abriga um parque zoobotânico e preparou uma programação especial para os visitantes.

O museu científico completou 155 anos de existência, é um espaço que promove pesquisa, dedicado a história natural e humana da Amazônia.

O diferencial deste museu é que procura manter diálogo com a população local, como  explica a Coordenadora de Comunicação e Extensão, Joice Santos.

E se o tema da Semana Nacional dos Museus é O Poder, o Emílio Goeldi é um espaço que tem muito a destacar, afirma segundo Joice Santos.

A programação completa dos museus da região norte e de todo país pode ser acessada no site do Ibram: gov.br/museus ou no perfil do Ibram nas redes sociais.

Edição: Nádia Faggiani / Edição Web Patrícia Serrão

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo