História Hoje: "Drácula", de Bram Stoker, era publicado há 125 anos

Sucesso desse clássico transformou o 26 de maio no Dia do Drácula

Publicado em 26/05/2022 - 10:00 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Uma narração por meio de diários, cartas e notícias de jornal revela a história de um vampiro que se alimenta de sangue humano em plena Era Vitoriana. Estamos falando do livro Drácula do escritor irlandês Bram Stoker, lançado em 26 de maio de 1897.

A história começa quando um jovem advogado vai até a Transilvânia para ajudar um cliente na mudança para Londres, na Inglaterra, mas acaba prisioneiro daquele homem misterioso, o Conde Drácula. A obra descreve um cenário sombrio com passagens secretas e situações de terror.

O personagem Conde Drácula foi inspirado no príncipe romeno Vlad III. O nobre sustentava o título de Dracul, o Filho do Dragão. Ele se tornou muito conhecido por utilizar métodos cruéis contra seus inimigos como mutilações, decapitações e empalamentos. Não poupava nem mulheres, nem crianças. E ainda reza a lenda de que Vlad III tinha o hábito de beber o sangue de suas vítimas enquanto comemorava seu triunfo.

A obra Drácula não foi o primeiro livro sobre vampiros mas o autor Bram Stoker eternizou características que ficaram no imaginário popular. Entre elas, a ideia de que vampiros viram morcegos ou que têm medo de alho.

Três décadas depois, o livro virou filme. O vampiro mais conhecido da ficção estreou pela primeira vez nos cinemas em 1931, e se tornou um dos maiores fenômenos dos gêneros de terror e suspense. O ator húngaro Bela Lugosi, que já fazia o personagem no teatro, deu vida ao Conde Drácula na telona.

Para amantes da literatura, o sucesso desse clássico transformou o 26 de maio no Dia do Drácula.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo