História Hoje: "Drácula", de Bram Stoker, era publicado há 125 anos

Sucesso desse clássico transformou o 26 de maio no Dia do Drácula

Publicado em 26/05/2022 - 10:00 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Uma narração por meio de diários, cartas e notícias de jornal revela a história de um vampiro que se alimenta de sangue humano em plena Era Vitoriana. Estamos falando do livro Drácula do escritor irlandês Bram Stoker, lançado em 26 de maio de 1897.

A história começa quando um jovem advogado vai até a Transilvânia para ajudar um cliente na mudança para Londres, na Inglaterra, mas acaba prisioneiro daquele homem misterioso, o Conde Drácula. A obra descreve um cenário sombrio com passagens secretas e situações de terror.

O personagem Conde Drácula foi inspirado no príncipe romeno Vlad III. O nobre sustentava o título de Dracul, o Filho do Dragão. Ele se tornou muito conhecido por utilizar métodos cruéis contra seus inimigos como mutilações, decapitações e empalamentos. Não poupava nem mulheres, nem crianças. E ainda reza a lenda de que Vlad III tinha o hábito de beber o sangue de suas vítimas enquanto comemorava seu triunfo.

A obra Drácula não foi o primeiro livro sobre vampiros mas o autor Bram Stoker eternizou características que ficaram no imaginário popular. Entre elas, a ideia de que vampiros viram morcegos ou que têm medo de alho.

Três décadas depois, o livro virou filme. O vampiro mais conhecido da ficção estreou pela primeira vez nos cinemas em 1931, e se tornou um dos maiores fenômenos dos gêneros de terror e suspense. O ator húngaro Bela Lugosi, que já fazia o personagem no teatro, deu vida ao Conde Drácula na telona.

Para amantes da literatura, o sucesso desse clássico transformou o 26 de maio no Dia do Drácula.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta segunda-feira (4)

O município de Santa Isabel do Ivaí, no Paraná, está aniversariando com sol, poucas nuvens, temperatura mínima de 18 e máxima de 31º C.

Baixar arquivo
Geral

Sul: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (4)

Florianópolis, capital de Santa Catarina, tem nesta segunda-feira (4) sol entre nuvens, com temperatura entre 16 e 27º C. A umidade do ar vai de 60 a 90%.

Baixar arquivo
Geral

Sudeste: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (4)

A cidade de São Paulo apresenta sol, com poucas nuvens, temperatura variando entre 11 e 27º C e umidade do ar de 30 a 80%.

Baixar arquivo
Geral

Nordeste: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (4)

Aracaju, em Sergipe, tem muitas nuvens, com chuvas e temperatura mínima de 22 e máxima de 27º C. A umidade do ar fica entre 50 e 90%.

Baixar arquivo
Geral

Norte: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (4)

Boa Vista, em Roraima, apresenta muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperatura entre 23 e 34º C e umidade do ar de 70 a 95%.

Baixar arquivo
Geral

Centro-oeste: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (4)

Brasília tem nesta segunda-feira (4) céu claro, com muito sol, temperatura marcando entre 11 e 25º C e umidade do ar de 30 a 90%.

Baixar arquivo