RJ: projeto que declara Nacional como patrimônio histórico é aprovado

Publicado em 02/06/2022 - 08:45 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O projeto de lei que declara a Rádio Nacional do Rio de Janeiro como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado foi aprovado nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa do Estado.

O texto é de autoria dos deputados Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB. Na justificativa da proposta, os autores destacam que a emissora pública, inaugurada em 12 de setembro de 1936, é responsável pela Época de Ouro do Rádio e início da cultura de massa no país, além de ser um marco na trajetória de vários artistas populares, especialmente aqueles ligados à cultura do samba.

A deputada Mônica Francisco afirmou no plenário que a Rádio Nacional tem importante papel para a cultura brasileira e que é preciso preservá-la como parte da nossa memória e história, assim como a Rádio MEC, ambas emissoras públicas, pertencentes à Empresa Brasil de Comunicação.

A proposta agora vai ser encaminhada ao governador Cláudio Castro para sanção ou veto. Outro projeto, dos mesmos autores, que transformaria a Rádio MEC também em Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado foi vetado pelo governador no mês passado. Castro argumentou que, conforme legislação estadual, somente a Secretaria de Cultura, o Conselho Estadual de Cultura e as entidades e associações civis dotadas de personalidade jurídica própria tem legitimidade para propor a instauração do processo de patrimônio imaterial do estado.

A ABI, Associação Brasileira de Imprensa, divulgou nota defendendo a derrubada do veto do governador pela Assembleia Legislativa.

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo