São Luís (MA) terá que controlar estacionamentos no centro histórico

Publicado em 06/07/2022 - 16:20 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Justiça determina que a prefeitura de São Luís adote medidas para controle do funcionamento de estacionamentos rotativos dentro dos imóveis tombados, localizados no Centro Histórico de São Luís.  A decisão é em resposta a uma ação do Ministério Público Federal. Vários casarões e prédios centenários tombados pelo IPHAN foram alterados ou descaracterizados para receber os automóveis que estacionam na região.

A sentença obriga a gestão municipal a definir uma forma de controle da exploração da atividade comercial de estacionamento rotativo em área de preservação histórica. É que mesmo sendo responsável pelo controle do funcionamento desses estabelecimentos, o município de São Luís tem tolerado a operação irregular de tal atividade no centro histórico de São Luís, uma vez que concede alvarás sem qualquer ressalva.

De acordo com avaliação do Iphan, encaminhada ao Ministério Público Federal, verificou-se que muitos imóveis foram parcialmente demolidos ou significativamente alterados para implantação de estacionamentos. Houve a derrubada de paredes internas, alargamento de vãos das portas, além de modificações de fachadas dos casarões. Além disso, o município elaborou anteriormente um plano de mobilidade na região Central, com recursos da União, que não foi implementado.

Com a sentença e as informações técnicas apresentadas pelo IPHAN, agora a prefeitura da capital tem prazo de 30 dias para apresentar um levantamento dos estacionamentos rotativos em funcionamento na área de preservação histórica de São Luís. Além disso, aqueles que exercem a atividade de forma irregular devem ser interditados imediatamente. Inclusive os que não possuem autorização de funcionamento por órgãos estaduais e federais vinculados à administração o patrimônio histórico.

O juiz federal Rodrigo Rodrigues Macieira determina ainda que o município deverá implantar medidas de controle de estacionamento e circulação de veículos no Centro Histórico, conforme a previsão contida no Plano Diretor de Acessibilidade e Mobilidade da Área Central de São Luís.

Desde 1997, São Luís é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco pelos quatro mil casarões herdados da colonização portuguesa. Do total de imóveis históricos, 1.500 estão na área de tombamento federal.

Em nota, a Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município, disse que ainda não foi notificada da decisão judicial cujo processo é de 2018.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo