Cem anos do rádio no Brasil: as web rádios

Publicado em 20/08/2022 - 11:01 Por Rádio MEC - Rio de Janeiro

Durante boa parte do século passado, o rádio era ouvido apenas por ondas médias, tropicais, curtas ou em freqüência modulada. Mas desde as primeiras décadas do novo milênio, tornou-se possível acessar programações radiofônicas também na tv por assinatura, via satélite e pela internet.

Com a criação da grande rede que interliga os computadores do planeta, as rádios hertzianas ganharam a companhia das web rádios.

Diferentes do sistema de radiofrequência, um espectro escasso que está nas mãos dos grandes grupos de comunicação ou das rádios comunitárias, que também operam por frequência e têm baixo alcance, as web rádios são de fácil implantação, têm baixo custo e podem ser ouvidas em qualquer parte do planeta, mesmo sendo transmitidas a partir de um único ponto.

Muitas emissoras foram criadas especialmente para este novo modo de transmissão.

As rádios tradicionais também estenderam sua programação para sites e plataformas de streaming na internet com programação híbrida, unindo áudio, vídeo, texto e fotos, além de serviços de busca, previsão do tempo, chats, podcasts, lives, biografias de artistas, receitas culinárias, fóruns de discussão, letras cifradas de músicas.  As possibilidades são realmente infinitas.

A interação entre o público e as web rádios modificou-se, tornando o ouvinte muito mais participativo na programação das emissoras.

Novos hábitos de audição foram incorporados e houve um aumento significativo na diversificação dos aparelhos receptores.

Computadores, celulares, tablets e outros dispositivos digitais portáteis passaram a ser alternativas para o ouvinte de rádio.

O rádio sempre soube se adaptar às inovações tecnológicas de cada tempo.

Com as mudanças sociais produzidas pela internet e pela convergência das mídias, ele passou por mais uma reconfiguração  e transformou-se em um meio de comunicação expandido e hipermidiático que transita entre as heranças do formato analógico  e as novas possibilidades de produção, veiculação e consumo que as redes sociais e plataformas digitais oferecem.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edição: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Senado prorroga por mais 10 anos cotas raciais em concursos

Além do prazo, a proposta do Senado amplia em 30% a reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Baixar arquivo
Geral

TRE-RJ retoma julgamento que pode cassar Cláudio Castro

Estão sendo analisadas duas ações sobre supostas contratações irregulares, feitas por meio da Fundação Ceperj e da Uerj.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra grupo suspeito de fraudar INSS no Rio

Cerca de 50 agentes cumprem oito mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e nove de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal contra suspeitos de liderarem a quadrilha.

Baixar arquivo
Segurança

PF mira organização acusada de fazer migração ilegal para os EUA

Há indicação de que grupo tenha enviado mais de 60 pessoas para o país irregularmente, incluindo crianças e adolescentes. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Governador Valadares e Coroaci.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova isenção de IPI para eletrodomésticos no RS

A isenção do imposto vale para fogão, geladeira, máquina de lavar, sofá, mesa e armários, por exemplo, e para pessoas físicas ou microempreendedores individuais em locais com calamidade ou emergência reconhecida.

Baixar arquivo
Geral

Provas do Concurso Nacional Unificado serão aplicadas em 18 de agosto

"Enem dos Concursos" seria realizado no dia 5 de maio, mas foi adiado por causa das enchentes que ainda atingem o Rio Grande do Sul. Malotes com as provas foram analisados, e nenhuma violação foi detectada.

Baixar arquivo