Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

Publicado em 10/08/2022 - 18:34 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A maior premiação do setor audiovisual do país, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro está de volta ao Rio após três anos sendo realizada em São Paulo.

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

A celebração do cinema nacional, logo mais às 20h, na Cidade das Artes, na capital fluminense, terá transmissão ao vivo pelo Canal Brasil e também no YouTube e Instagram da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. No palco, como mestres-cerimonia, os atores Camila Pitanga e Silvero Pereira.

A Presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, Renata Almeida Magalhães, destaca que o prêmio reforça a potência do cinema brasileiro e este ano homenageia as mulheres produtoras.

Na lista de produções que concorrem em 31 categorias, o filme "Marighella", dirigido por Wagner Moura, é o longa com maior número de indicações, 17, seguido de "O Silêncio da Chuva", de Daniel Filho, com 11. Os finalistas  foram escolhidos em votação pelos sócios da Academia.

Ao todo, são mais de 200 profissionais indicados, 17 longas-metragens brasileiros e 10 estrangeiros. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros e 18 séries.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor, associados à Academia. E, como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes com os vencedores será auditada pela empresa PwC, a mesma que faz a apuração do Oscar.

O público também pode participar da eleição, escolhendo o filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo