Primeira capital planejada do país, Teresina (PI) completa 170 anos

Publicado em 16/08/2022 - 11:58 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Esta terça-feira (16) é feriado em Teresina, porque a capital do Piauí completa 170 anos de história. É a única capital nordestina que não é banhada pelo mar e a primeira capital brasileira a ser planejada. Anos antes de Aracaju, décadas antes de Belo Horizonte e mais de um século antes de Brasília.

Às margens do rio Parnaíba, que separa o estado com o Maranhão, hoje são 870 mil teresinenses que vivem na cidade criada para resolver três "problemas" enfrentados pelo presidente da então província do Piauí, em 1852. De acordo com Shi Takeshita, historiador e pesquisador da Universidade Estadual do Piauí, a necessidade de transferir a capital já vinha desde a colonização portuguesa, porque a antiga capital, Oeiras, hoje com 37 mil habitantes, passava por uma longa crise econômica, mas resistia à ideia de mudança.

O governo da província conseguiu levar adiante o projeto de criar a nova capital porque também precisava integrar comercialmente as vilas do interior por meio da navegação pelo rio Parnaíba. O terceiro problema enfrentado era a antiga Vila do Poty, que sofria todos os anos com enchentes e precisava de uma nova localização. Após a inauguração de Teresina, a cidade se desenvolveu rapidamente.

Também em 16 de agosto, foi inaugurada a Igreja Nossa Senhora do Amparo, no centro da cidade, quando havia apenas a capela mor e as sacristias laterais. A imagem da santa padroeira veio só depois. Nesta terça-feira, é lá que foi realizada a missa celebrando o aniversário da capital piauiense. Às 17 horas, haverá o tradicional corte do bolo, na praça do bairro Poty Velho, local onde ficava a antiga Vila do Poty.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Cemaden alerta para alta possibilidade de novos alagamentos no Sul

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alertou para a alta possibilidade de novas ocorrências de enchentes e alagamentos nas mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre neste fim de semana.

Baixar arquivo
Saúde

RS vai receber mais 105 mil doses de vacinas nesta segunda

No último dia 5 de maio, por meio do Programa Nacional de Imunizações, foram enviadas para o Rio Grande do Sul 200 mil doses das vacinas contra tétano, difteria, hepatites A e B, coqueluche, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, raiva e picadas de animais.

Baixar arquivo
Saúde

Em 24 horas, Força Nacional do SUS aumenta 95% no RS

Entre sexta-feira e sábado, foram 222 atendimentos. Já entre sábado e este domingo, o número subiu para 434. Os principais registros são de hipertensão, diabetes, pequenos traumas, suspeitas de infarto e partos.

Baixar arquivo
Geral

Ator Paulo César Pereio morre aos 83 anos

O velório será nesta terça-feira (14), a partir das 10h, no cinema Estação Botafogo, e o enterro está marcado para às 16h30, no Cemitério São João Batista, também em Botafogo, zona sul carioca.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal libera crédito de R$ 12,2 bilhões para o RS

Crédito será usado para ações emergenciais como compra e distribuição de alimentos e reposição de medicamentos.

Baixar arquivo
Geral

Especialistas comentam sobre abolição da escravidão no Brasil

Resistência e pressão social: dois elementos fundamentais para o fim da escravização de pessoas trazidas da África, durante séculos, no Brasil. Esta é a avaliação dos especialistas ouvidos pela Rádio Nacional ao comentarem a Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, pela Princesa Isabel.  

Baixar arquivo