Museus fazem programação especial sobre Independência

Publicado em 19/09/2022 - 15:19 Por Beatriz Albuquerque, da Rádio Nacional - Brasília

“Independências e museus: outros 200, outras histórias”. Esse é o tema da edição número 16 do Primavera dos Museus, que começou nesta segunda-feira e vai até o dia 25 de setembro

Neste período, que acontece todos os anos, museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país promovem atividades em torno do tema escolhido.

A ideia deste ano é falar sobre Independência do Brasil, levando em conta a diversidade cultural, a liberdade de pensamento, a inclusão, a pluralidade de experiências e de interpretações.

Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que organiza a ação, 777 museus participam dessa edição e mais de 2 mil eventos estão programados em todo o país, com atividades como exposições, shows, apresentações teatrais, seminários e visitas mediadas.

Para conferir a programação completa, basta acessar gov.br/museus

 
 
 

Edição: Samia Mendes (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo