Começou nesta sexta-feira (21) a 5ª edição da BIBL, Bienal Internacional do Livro de Brasília. O maior evento literário do Centro-Oeste. O encontro acontece no coração da capital federal, no Parque da Cidade, e vai até o dia 30 de outubro.
A diretora-geral da Bienal, Suzzy Souza, conta que a expectativa é de até 180 mil pessoas, nos dez dias do evento. O que deve gerar uma movimentação de R$ 11 milhões. Ela ainda explica que, apesar de ser um evento de livros, não deixa de ser um festival com diversas opções culturais.
Ao todo, cem expositores, incluindo distribuidores, editoras, livrarias e autores, levam para os visitantes mais de 400 mil títulos, para todos os gostos. Suzzy Souza destaca que o evento é uma ótima pedida para incentivar a leitura, e acredita que os jovens vêm adquirindo esse hábito, aos poucos.
A Bienal do livro de Brasília ocorre no Pavilhão 1, do Parque da Cidade Sarah Kubitschek; em uma área de 5 mil metros quadrados.
Para participar, é preciso retirar o ingresso eletrônico no site oficial do evento, o bilb.com.br. Assim, é possível ter acesso, a palestras, debates, aulas com especialistas, lançamento de livros e noite de autógrafos com a presença de autores renomados, sejam locais, nacionais ou internacionais.
Nesta edição, o evento volta a ser presencial, depois de dois anos de forma online. As visitações ocorrem de segunda a sexta, das 9h às 22h. No fim de semana, começa às 10h.
Com o tema “A transformação começa aqui”, esta edição vai homenagear duas escritoras: a brasileira Miriam Alves, assistente social com mais de 40 anos de literatura; e a mexicana Laura Esquivel, roteirista e escritora, também conhecida pela obra Como água para chocolate, livro traduzido em 35 línguas e adaptado para o cinema.
Também estão previstas apresentações musicais. Nesta sexta-feira (21), sobrem ao palco o músico Hamilton de Holanda e a cantora Roberta Sá. No sábado, é a vez da cantora Céu. As apresentações ocorrem às 22h e, para assistir, também é necessário retirar o ingresso no site da bienal.