“Bora fazer stop motion?”. Esse é o nome da oficina que apresenta os segredos das animações audiovisuais, no Centro Histórico de São Luís, no Maranhão; e parte do projeto 'Ocupa Stop Motion'. A ideia é mostrar as etapas de produção: da criação à elaboração do roteiro; criação dos cenários; passando por outras técnicas de produção de curtas-metragens.
Também haverá a exibição de uma mostra competitiva com clipes e curtas feitos por diretores selecionados de oitos estados. Os trabalhos serão exibidos durante três dias e concorrem pelo voto de um júri técnico e também de um júri popular.
O produtor paraense Jerry Quadros cresceu no interior do Maranhão e considera que, em São Luís, há poucas oportunidades para a área de animação audiovisual.
Segundo ele, o projeto é uma oportunidade de reunir produções feitas em diferentes partes do Nordeste, Sudeste e Sul do país.
A mostra e a inscrição para oficina de animação são de graça. A programação do 'Ocupa Stop Motion' acontece no Centro Cultural Vale Maranhão, entre os dias 26 e 28 de outubro.