Morre Roberto Guilherme, o Sargento Pincel

Publicado em 10/11/2022 - 18:12 Por Lucas Coelho* - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O humorista e ator Roberto Guilherme morreu nesta quinta-feira, aos 84 anos. Ele estava internado em uma clínica no Rio de Janeiro, e tratava um câncer há alguns anos. A morte foi confirmada pela família do artista. Roberto Guilherme ficou conhecido por interpretar o Sargento Pincel em “Os Trapalhões”, da TV Globo, considerado o quinto integrante da trupe de comediantes.

Pinça, como também era carinhosamente chamado pelos amigos, tinha como sua marca registrada, a careca. O artista contracenava principalmente com o Soldado 49, que era interpretado por Renato Aragão. 

Roberto Guilherme nasceu em 25 de agosto de 1938, na cidade de Corumbá, em Mato Grosso. Seu nome de batismo era Edward Guilherme Nunes da Silva. O nome artístico de Roberto foi uma homenagem ao cantor Roberto Carlos.

Com 14 anos, foi jogador profissional de futebol e atuou como ponta-esquerda no Vasco da Gama. Aos 18 anos, se alistou no exército, onde seguiu carreira militar, sem deixar o futebol de lado. O artista chegou a disputar partidas pela Seleção Brasileira Militar de Futebol, ao lado de Pelé. 

Aliando a carreira militar com o futebol Guilherme conseguiu ainda virar ator. Em 1963, ele conheceu Renato Aragão, e deu início à uma duradoura amizade. Os dois estrelaram diversos programas humorísticos, entre eles o “Um dois, feijão com arroz”, “Os Legionários” e “002 contra o crime”, além do clássico “Os Trapalhões”. Os últimos trabalhos na TV foram em “Dra. Darci” e “Treme-Treme”, atrações produzidas pelo canal Multishow em 2018.

Nas redes sociais, Renato Aragão escreveu: "Hoje perdi um grande amigo. Meu coração está de luto.". Lívian Aragão, filha de Renato Aragão, também se manifestou: "Ainda sem acreditar.". O comediante Tadeu Mello foi um dos primeiros a se pronunciar. Em sua rede social, ele disse: "Que Deus receba Guilherme com toda a sua luz".

Roberto Guilherme deixa a esposa, Sheila Nunes, com quem estava casado há 56 anos e dois filhos.

*Com supervisão de Sheily Noleto.

Edição: Sheily Noleto

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo