Semana Internacional de Música de Câmara do Rio começa amanhã
Começa nesta quinta-feira (10) a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro. Em sua a 11ª edição, o evento tem na programação três concertos de orquestra e apresentações individuais ou em grupo de 11 músicos.
Entre os destaques está um encontro de músicos de duas importantes orquestras do país, a Sinfônica do Estado de São Paulo e a Sinfônica Brasileira: os violinistas Daniel Guedes e Edua Zadory.
A criadora e diretora artística da Semana Internacional de Música Clássica, Simone Leitão, considerada uma das mais renomadas pianistas da atualidade, conta como foi a criação deste festival.
O evento acontece no Teatro Copacabana Palace, na zona sul carioca, na quinta e sexta-feira. A noite de abertura vai comemorar os 150 anos de nascimento do compositor britânico Vaughan Williams, o preferido da rainha Elizabeth II.
Já na sexta-feira haverá uma noite brasileira e espanhola, com obras ainda não executadas no Rio de Janeiro do mestre Manuel de Falla.
No sábado, o Festival muda de casa e ocupa a Sala de Câmara da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, zona oeste, apontada como uma das melhores acústicas para música de câmara do mundo e palco tradicional das edições anteriores. Lá, será executado o quarteto de Brahms número 1 em sol menor e o quinteto de cordas do compositor tcheco Antonin Dvorak.
Realizado pela Brasil Classical, Cidade das Artes e Copacabana Palace, o festival conta com o patrocínio da Embaixada da Espanha no Brasil, além de doações de amigos da Música de Câmara de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Os ingressos estão disponíveis no site sympla.com.
*Com supervisão de Vitória Elizabeth