Dia Mundial do Rádio celebra o veículo como propagador da paz

Data celebrada nesta segunda (13) foi criada pela ONU em 2012

Publicado em 13/02/2023 - 07:55 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 13/02/2023 - 12:52

É só depois do rádio sintonizado que o dia da Maria de Jesus começa. Ela acorda às 5h para trabalhar e já vai ouvindo as notícias mais importantes. Com um radinho a pilha embaixo do braço, a vendedora do Acre sai de casa para iniciar a sua jornada. A paixão pelo rádio vem desde criança. Hoje, ele é um verdadeiro companheiro.

Não dá mesmo para falar de rádio sem falar de ouvintes como a Maria de Jesus. E o Brasil tá cheio de Marias... Pessoas que usam o rádio como fonte de informação e entretenimento. A Beatriz Nunes, moradora de Tabatinga, no Amazonas, conta que sempre sonhou em ser jornalista, mas não conseguiu estudar. Hoje, com 76 anos, ela se realiza ouvindo o rádio.

E nesta segunda-feira (13) comemoramos a 12ª edição do Dia Mundial do Rádio, com o tema Rádio e Paz. Essa data foi proclamada pela Unesco e pela ONU em 2012. Sempre que pensamos em rádio, nos vem à cabeça música, informação e diversão. Então, como o rádio pode ser um mecanismo de paz?

Fernando Oliveira Paulino, professor da Universidade de Brasília e presidente da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação, explica que o rádio foi usado por anos, como outros meios de comunicação, para propagar discursos de ódio, de superioridade racial e discriminação. Mas ele destaca que esse veículo se consolidou como um meio de disseminação de informações positivas.

E para gente terminar essa reportagem, nada melhor que a nossa ouvinte, Maria de Jesus, cantando a música que ela mais ouve no rádio e que adora.

* Correção do tema do Dia Mundial do Rádio, às 12h52.

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Segunda etapa do Revalida acontece neste fim de semana

A prova de habilidades clínicas é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Baixar arquivo
Geral

Mais um tremor de terra é registrado em mina de Maceió

Foi registrado um abalo sísmico de magnitude 0,89, a 300 metros de profundidade.

Na sexta (1), um outro abalo já havia sido registrado no mesmo local, o que coloca em alerta máximo a Defesa Civil.

Baixar arquivo
Internacional

Lula compara guerra em Gaza a um genocídio

A declaração foi dada neste sábado (2), em mais um evento com líderes mundiais, durante a COP28, nos Emirados Árabes. Na reunião do G-77 sobre mudanças do clima, o presidente brasileiro se disse “incomodado” com a situação dos conflitos, incluindo entre Rússia e Ucrânia. Um dia após se reunir com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterrez, Lula voltou a criticar o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Geral

Cúpula Social do Mercosul vai ser retomada, após sete anos

O evento acontece no Rio de Janeiro, na segunda (4) e terça-feira (5), antes do encontro dos líderes dos países que compõem o Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Baixar arquivo
Geral

Mortes violentas na Amazônia são 45% mais altas que média nacional

No ano passado, o Brasil registrou cerca de 23 mortes violentas intencionais para cada grupo de 100 mil habitantes. Na região da Amazônia Legal, foram quase 34 mortes para cada por 100 mil. Uma taxa 45% mais alta.

Baixar arquivo
Geral

Unesco: países precisam criar leis para garantir a equidade

Terminou nesta sexta-feira (1) a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação. Durante três dias, ministros de 15 países estiveram reunidos em São Paulo para discutir agendas pela igualdade racial e de gênero.

Baixar arquivo