Especial Carnaval: os enredos de Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro

Publicado em 16/02/2023 - 14:12 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Todo carnaval tem seu fim - e o das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro termina na madrugada de terça-feira (21), após a passagem da Imperatriz Leopoldinense, seguida pela Beija-Flor de Nilópolis e pela Viradouro. 

A verde e branca (Imperatriz) será a quarta a entrar na avenida no segundo dia de desfiles. Com o enredo O aperreio do cabra que o Excomungado tratou com má querença e o Santíssimo não deu guarida. A escola vai fantasiar sobre a vida após a morte do rei do cangaço Lampião, como explica o carnavalesco Leandro Vieira. 

"Primeiro, ele vai ao inferno e não consegue abrigo. Vai ao céu, não consegue também. E desce à terra para ocupar um lugar no imaginário das coisas do Nordeste (...) hoje, tudo que a gente conhece à respeito da identidade nordestina, inevitavelmente passa por aquilo que Lampião construiu".

Já a Beija-Flor de Nilópolis, a quinta a desfilar, entra com o enredo Brava gente – O grito dos excluídos no Bicentenário da Independência. A escola vai propor uma reflexão sobre o Brasil em que vivemos, como observa o historiador Leandro Silveira. 

"A Beija-Flor vai tocar o dedo na ferida. Duzentos anos depois da Independência, a maioria continua excluída: negros, índios, mulheres... (eles que) formam a grande maioria da população brasileira, e, no entanto, continuam excluídos de tantos direitos e até das páginas da história".

E quem encerra o carnaval de 2023 é a Viradouro, com uma homenagem à Rosa Maria Egipcíaca”. A fundadora do obra humanitária Recolhimento de Nossa Senhora do Parto, também foi a primeira afro-brasileira a escrever um livro. 

O historiador Leandro Silveira lembra que a luta de Rosa pela liberdade também foi muito marcante em sua vida. "Uma pessoa muito religiosa, temente aos deuses católicos e mantendo a sua ancestralidade africana. Rosa caminha por estas frestas que os negros, nos tempos da escravidão, conseguiam para trilhar e conseguirem libertação. Ao final de sua trajetória, Rosa é considerada por muitos, extraoficialmente, uma santa".

Quando a Viradouro entrar na dispersão, o que nos resta é aguardar a apuração da Quarta-Feira de Cinzas, que vai definir a grande vencedora do carnaval carioca. Mas o samba ainda entra na avenida mais uma vez com o Desfile das Campeãs, que será realizado no sábado, dia 25, a partir das 20h, trazendo de volta as seis melhores colocadas.

 

 

A Radioagência Nacional apresenta, em uma série de quatro reportagens, os enredos que as escolas de samba do Grupo Especial do carnaval do Rio trazem este ano para a avenida. As matérias serão publicadas ao longo da semana do dia 13 ao dia 16 de fevereiro de 2023. Esta é a quarta e última reportagem da série.

Confira o restante do conteúdo:

Especial Carnaval: os enredos da Paraíso de Tuiuti, Portela e Vila Isabel

Especial Carnaval: os enredos de Unidos da Tijuca, Mangueira e Salgueiro

Especial Carnaval: os enredos do Império, Grande Rio e Mocidade

Edição: Tâmara Freire / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo