Depois de mais de um século, palacete do Parque Lage será revitalizado

Publicado em 14/04/2023 - 14:40 Por Yuri Miltersteiner - Estagiário da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 16/04/2023 - 18:35

Depois de mais de um século, o palacete do Parque Lage, na zona sul do Rio de Janeiro, será novamente revitalizado. Construído nos tempos do Brasil Colônia, o imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além de ser um dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, também abriga a Escola de Artes Visuais, uma das mais importantes escolas de arte do país, com mais de 700 alunos. A restauração será feita pelo governo do Rio, com investimentos de cerca de R$ 21 milhões na recuperação e modernização da estrutura.

Segundo a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, a reforma também vai melhorar a acessibilidade do lugar:

"O Parque Lage é uma construção emblemática, que faz parte do Rio desde a época do Brasil Colônia. Deixar esse prédio revitalizado é garantir a manutenção da memória fluminense. Com a reforma, os visitantes vão poder aproveitar um espaço ainda mais bonito e acessível".

O terreno onde hoje fica o Parque Lage foi ocupado no século 16, com a construção de um engenho de açúcar. Desde então, o palacete passou por algumas mudanças, e em 1811, Rodrigo de Freitas passou a viver no imóvel após assumir a antiga fazenda que fica próximo à lagoa icônica, que depois recebeu o seu nome.

Já no século 20, Henrique Lage resolveu remodelar a estrutura do prédio para agradar sua esposa, a cantora italiana Gabriella Besanzoni, que organizou grandes festas no local, recebendo figuras importantes da época.

Na década de 1960, parte de suas terras foi adquirida por Roberto Marinho para a construção da sede da TV Globo. Porém, os prédios da emissora foram desapropriados logo depois e o parque se tornou uma área pública, aberta à visitação.

Hoje, o terreno de mais de 1.800 metros quadrados recebe mais de 50 mil visitantes por mês. O palacete histórico é rodeado pela Mata Atlântica e moldado pela beleza natural dos jardins, grutas e lagos. O palacete abriga ainda mais de dez mil livros de arte moderna e contemporânea.

 

*com supervisão de Tâmara Freire

Edição: Tâmara Freire / Nathália Mendes

Últimas notícias
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo