História Hoje: há 141 anos, nascia o escritor Monteiro Lobato

Publicado em 18/04/2023 - 07:30 Por História Hoje - Brasília

No dia 18 de abril de 1882, nascia em Taubaté, interior de São Paulo, José Bento Renato Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros do século 20 e precursor da literatura infantil no Brasil.

Alfabetizado ainda muito cedo, o menino tinha paixão pelos livros infantis. Nos primeiros anos de estudante, já escrevia pequenos contos para os jornaizinhos das escolas. Aos 16 anos, órfão de pai e de mãe, se tornou desenhista e caricaturista. Com o sonho de estudar na Escola de Belas Artes, mudou-se para São Paulo, aos 17 anos. Mas, por imposição do avô, ingressou na Faculdade do Largo de São Francisco para cursar direito. Mesmo assim, seguiu colaborando em diversas publicações estudantis.

Ao se formar, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas. 

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, tornou-se também editor, implantando uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. Mas sua fama só chegou mesmo em 1912, quando o jornal O Estado de São Paulo publicou o seu artigo Velha praga, que retratou a indignação de Lobato com as queimadas do inverno seco daquele ano.

Nesta época, com as dificuldades enfrentadas no campo, deixou a vida de editor e ingressou na política. Mas, por pouco tempo. Anos depois, retornou à sua velha paixão e criou um dos seus mais famosos personagens: o Jeca Tatu.

Em 1917, com a venda da fazenda, retorna à cidade de São Paulo e compra revista Brasil, onde começou a editar seus primeiros livros para adultos. Entre eles está O urupês, O choque das raças e O escândalo do petróleo, um livro que retrata a luta do escritor em defesa da exploração do petróleo por empresas brasileiras - época também em que foi perseguido, criticado e preso.

A literatura infantil retorna à vida de Lobato em 1921, quando cria seus inesquecíveis personagens Emília, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Nastácia, Cuca e o Saci Pererê. Eternos personagens da sua mais famosa obra, O sítio do picapau amarelo. Foram mais de 70 publicações entre livros e traduções. Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, na cidade de São Paulo - mas permanece vivo em seus personagens.

 

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Apresentação: José Carlos Andrade

Sonoplastia: Messias Melo

Publicação web: Nathália Mendes

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Começa nesta segunda-feira reforço na vacinação contra influenza no RS

A partir desta segunda-feira, o combate à gripe Influenza vai ganhar reforço no Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde vai enviar mais de R$ 50 milhões, aos municípios que encaminharam planos de controle da doença. 

Baixar arquivo
Geral

Guaíba segue acima dos 4 m; maio é o recordista em chuvas desde 1916

O nível do Guaíba neste domingo (26) permanece acima dos quatro metros. Às sete horas da manhã, ele estava com 4,13 metros de cota. As chuvas de quinta e sexta contribuíram para o aumento do nível.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra covid-19

O objetivo é imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas nos grupos prioritários.

Baixar arquivo
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo