Machado de Assis e Lima Barreto são homenageados em evento, no Rio
Neste sábado, dia 13, tem Festa Literária das Periferias, na Ladeira do Livramento, no Morro da Providência, região central do Rio de Janeiro. Vários escritores brasileiros serão homenageados: Machado de Assis, um símbolo da literatura periférica; Lima Barreto, outro literário negro e periférico, que receberá a homenagem da FLUP junto com a editora Malê, produtora do livro “Quilombo de Lima”, que conta com a participação de 22 autores negros, além da Mãe Beata de Iemanjá, representando as mulheres.
Segundo a Porta voz do evento, Dani Salles, a Flup chega a sua 13ª edição, sem perder sua essência que é levar literatura a territórios tradicionalmente excluídos dos programas literários.
O livro “Quilombo de Lima” foi criado a partir da parceria da FLUP e da editora Malê. E a organização da feira literária reuniu 22 pessoas negras que tiveram a oportunidade de escrever contos a partir de obras de Lima Barreto. Essas participantes tiveram ajuda de um grupo de orientadores para enriquecer ainda mais essa homenagem. Vagner Amaro, criador da Editora, ressaltou a importância que Lima Barreto tem perante a Literatura Brasileira.
A programação da feira conta com atividades para todas as idades. O pontapé inicial será dado por um cortejo do Afoxé Filhos de Gandhi, que sairá do Cais do Valongo, Patrimônio Mundial da Humanidade e do centro da região conhecida como Pequena África. Nomes como Gilberto Gil, Haroldo Costa e Eliana Alves Cruz já estão confirmados nas mesas de debate. O encerramento terá show da sambista Leci Brandão.
*Com supervisão de Tâmara Freire