As matriarcas das escolas de samba do Rio de Janeiro ganharam bonecos em sua homenagem. O trabalho foi feito a partir da monografia da artista Gabriela Sarmento, que se formou em Belas Artes na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
As roupas das bonecas de pano imitam os trajes tradicionalmente usados pelas baianas no carnaval carioca, que fazem referências aos trajes de festas usados por africanas escravizadas e incorporadas pelas cheias baianas quando recebiam pessoas em suas casas para eventos de música, capoeira e cultos religiosos.
Para criar as bonecas, Gabriela entrevistou e contou com a ajuda de algumas das homenageadas, como a tia Nilda da Mocidade e a tia Jane da Portela. Ela reforça a importância histórica dos trajes, principalmente para as mulheres negras.
As bonecas das matriarcas são produzidas manualmente por Gabriela, com auxílio de sua mãe e do namorado. A coleção é rica em detalhes e cada exemplar tem as cores das escolas de sambas mais tradicionais, como o verde-rosa da Mangueira ou azul e branco da Portela. Até mesmo acessórios, como colares e pulseiras, são incorporados às bonecas. A coleção pode ser adquirida nos perfis do Instagram: Gabi Sarmento Ateliê ou Quilombo da Samba, grupo de pesquisa que estuda o protagonismo negro no samba e no carnaval.
* Com supervisão de Tâmara Freire
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/02/2025 - A deputada federal Benedita da Silva, fala no painel Encontro de Prefeitas, Vice-prefeitas e Gestoras Municipais durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Freepick Violência contra a mulher, criança e adolescente. Violência doméstica. Foto: Freepick](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 11/02/2024 - Desfile da escola de samba Beija-Flor, do Grupo Especial do carnaval carioca, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ALE CABRAL/CPB Aline Rocha durante prova de esqui cross-country nos Jogos Paralímpicos de Inverno 2022](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fotos redes sociais X Pernambuco-01/02/2025 Selvageria e brutalidade são registradas antes do clássico Santa Cruz x Sport Club do Recife,um dos principais do estado do Pernambuco. Fotos redes sociais X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)