Mostra celebra 100 anos da pioneira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

Publicado em 13/08/2023 - 08:53 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Com Informações educativas, culturais e científicas para população, há 100 anos a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro fez história ao marcar seu pioneirismo não apenas como primeira emissora de rádio do país, mas também na divulgação científica no Brasil.

E sua trajetória vai poder ser explorada de perto na mostra “Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil”, que entra em cartaz nesta terça-feira (15), na Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Desde o seu nascimento, em abril de 2023, a Sociedade do Rio de Janeiro esteve ligada à ciência. Ela foi criada por um movimento de cientistas e intelectuais da Academia Brasileira de Ciências, sob a liderança do pai da radiodifusão brasileira, o cientista, educador e antropólogo Edgard Roquette-Pinto.

A exposição passeia pelos 13 anos em que a emissora esteve no ar, com marcos históricos, como a visita do cientista alemão Albert Einstein, em 1925, que transmitiu em viva voz sua admiração pelos esplêndidos resultados da ciência aliada à técnica. E passa também pela continuidade da sua história, com a sua herdeira, a Rádio MEC.

Em 1936, a Sociedade do Rio de Janeiro foi doada ao governo e passou a se chamar Rádio Ministério de Educação. A emissora, atualmente disponível nas faixas AM e FM, é um dos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e uma das responsáveis pela exposição, junto com a Casa da Ciência da UFRJ e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Do valioso acervo da Rádio MEC, que guarda toda a história da Rádio Sociedade, saíram objetos, áudios, fotos e textos históricos que compõem a mostra. A exposição conta ainda com atividades educativas e interativas.

O gerente-executivo das Rádios EBC, Thiago Regotto, destacou a importância de disponibilizar esse material único para o publico.

Thiago Regotto avalia que o legado da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro continua vivo e refletido em várias iniciativas de comunicação pública no país.

A exposição conta com recursos de acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência visual, como audiodescrição e caderno em braile.

A mostra fica em cartaz até dia 8 de outubro, com visitação gratuita, de terça-feira a domingo, na Casa da Ciência, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

TSE recebe quase 44 mil denúncias de irregularidades eleitorais

Entre as atividades proibidas pela legislação eleitoral estão showmícios, uso de carro de som que não seja em carreatas, fixação de adesivos em locais proibidos e propaganda em comércio.

Baixar arquivo
Economia

Ministro de Minas Energia diz que não há risco de crise energética

Relatório entregue pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico ao ministro recomenda o retorno do horário de verão. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

BNDES vai liberar R$ 400 milhões para bombeiros da Amazônia Legal

Em reunião no Palácio do Planalto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, recebeu vários governadores para discutir medidas de combate aos focos de incêndio em todo país.

Baixar arquivo
Política

TSE proíbe PRF de bloquear rodovias durante as eleições

Nova regra foi criada para não criar obstáculo e permitir a livre circulação de eleitores nos dias de votação das eleições. 

Baixar arquivo
Saúde

Baixa umidade do ar e seca podem provocar sangramento nasal

O sangramento nasal, conhecido como epistaxe, ocorre principalmente por causa do ressecamento das vias nasais e afeta especialmente pessoas com doenças respiratórias como rinite alérgica. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Animais no litoral do ES estão contaminados com metais pesados

Os dados são do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da porção capixaba do Rio Doce e região marinha e costeira adjacente. O trabalho foi executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia; e pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Baixar arquivo