logo Radioagência Nacional
Cultura

Projeto inédito da Casa do Choro valoriza novos talentos no Rio

Os ingressos custam a partir de R$25 
Baixar
Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional
20/09/2023 - 18:38
Rio de Janeiro

Um projeto inédito e de valorização dos novos talentos. Essa é a ideia do show “Pratas da Casa: Novos Compositores”, com repertório de músicas feitas pelos alunos da Casa do Choro, no Rio de Janeiro. As apresentações acontecem toda quarta-feira até 25 de outubro.

No repertório, choros inéditos dos alunos do curso de Composição. A direção musical é do professor dessas turmas, o violonista e compositor Maurício Carrilho. Os shows semanais vão reunir professores, alunos e ex-alunos da Casa do Choro e da Escola Portátil de Música.

Na abertura, instrumentos como clarinete, pandeiro, trompete, cavaquinho e violão se alinham na harmonia executada pelos músicos Rui Alvim, Bidu Campeche e os alunos Joaquim Simões, Victor Nigro e João Jacques.

O show é o resultado da interação de Maurício Carrilho, responsável pela seleção do repertório com alunos e ex-alunos. A presidente da Casa do Choro, Luciana Rabello, dá detalhes.

A iniciativa é parte do Plano Anual da Casa do Choro em 2023. Neste plano, está prevista a digitalização de mais 250 partituras e a elaboração de duas apostilas didáticas de repertório. Também fazem parte do projeto concertos didáticos em escolas públicas do Rio de Janeiro e seminários virtuais.

A pandemia foi marcada pelo impedimento na execução de atividades presenciais na Casa por dois anos, mas trouxe mudanças profundas e um senso de transformação. Luciana Rabello fala dos principais legados que o período trouxe.

As apresentações do projeto “Pratas da Casa” acontecem toda quarta, às 19h00. A Casa do Choro fica na Rua da Carioca, número 38, no centro. Os ingressos custam a partir de R$25 e podem ser comprados no site: sympla.com.br

x