![Divulgação/ipac.ba.gov.br Oficio das Baianas do Acarajé](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Celebrado neste sábado, 25 de novembro, o Dia Nacional da Baiana do Acarajé está com programação especial em vários espaços em Salvador. A ideia é festejar e valorizar as mulheres que são símbolo da cultura, culinária e ancestralidade brasileira.
A partir das 10h deste sábado (25), a Igreja de Nossa Senhora dos Rosário dos Pretos, no Pelourinho, realiza uma missa ecumênica e em seguida, as baianas saem em cortejo até à Praça da Cruz Caída, acompanhadas pela percussão do grupo Tambores e Cores.
Na Sede da ABAM, Associação Nacional das Baianas de Acarajé, a Prefeitura de Salvador começa a distribuição de kits compostos por tabuleiros, sombreiros, trajes, além de utensílios para a produção das delícias da gastronomia tradicional. Até o dia 1 de dezembro, serão doados 580 kits.
Também no sábado, a partir do meio-dia, a sede da Associação será palco para as apresentações de Kangerê de Sinhá. Grupo D’Papo, Samba Trator e Viola de Doze.
E quem circular pelo Pelourinho até o dia 30 de novembro, pode visitar a mostra fotográfica “Crias de Dendê”, que está em exposição no Terreiro de Jesus, que fica na Praça da Sé. São 50 baianos e baianas destacados pelas lentes do fotógrafo Mário Edson.
E a celebração não pode ficar completa sem uma boa comilança e o cheirinho do dendê. Mais de 20 pontos espalhados pela capital baiana já estão vendendo bilhetes para quem quiser antecipar a compra de acarajés, que poderão ser trocados neste sábado e domingo. Os pontos de venda e troca estão listados nas redes sociais da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia.
Desde 2005, o ofício da Baiana de Acarajé está registrado como patrimônio cultural do Brasil, no Livro dos Saberes do Iphan. A estimativa é de que, somente em Salvador, atuem mais de 3.500 baianas, que além do acarajé, mantém a tradição culinária de pratos como abará, vatapá, caruru, mungunzá e cocadas.
![Antonio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 11/12/2023 – A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília (DF) 31/12/2024 – Customização de armas de fogo e treinamento em um clube de tiro.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação/Porto de Santos O Porto de Santos responde por quase 30% da balança comercial do país. Importação, exportação, balança comercial, porto, navio, container, comércio exterior - Foto: Divulgação/Porto de Santos](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Paramirim (BA), 07/02/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita à Estação de Tratamento de Água de Paramirim. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Ribeiro/CBF/Direitos Reservados sorteio dos confrontos da terceira fase da copa do brasil - em 17/04/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) - 26/12/2024 - 100 fotos melhores de 2024, retrospectiva - Foto feita em 08/03/2023 - Ato denúncia em frente à Câmara Municipal, organizado pelo campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, colocarão 210 cruzes nas escadarias do Palácio Pedro Ernesto, simbolizando cada uma das 111 mulheres assassinadas no estado em 2022 e as 99 mulheres assassinadas em 2023. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)