Dia da Baiana do Acarajé: Salvador tem programação especial

Publicado em 25/11/2023 - 08:15 Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luis - MA

Celebrado neste sábado, 25 de novembro, o Dia Nacional da Baiana do Acarajé está com programação especial em vários espaços em Salvador. A ideia é festejar e valorizar as mulheres que são símbolo da cultura, culinária e ancestralidade brasileira.

A partir das 10h deste sábado (25), a Igreja de Nossa Senhora dos Rosário dos Pretos, no Pelourinho, realiza uma missa ecumênica e em seguida, as baianas saem em cortejo até à Praça da Cruz Caída, acompanhadas pela percussão do grupo Tambores e Cores.

Na Sede da ABAM, Associação Nacional das Baianas de Acarajé, a Prefeitura de Salvador começa a distribuição de kits  compostos por tabuleiros, sombreiros, trajes, além de utensílios para a produção das delícias da gastronomia tradicional. Até o dia 1 de dezembro, serão  doados 580 kits.  

Também no sábado, a partir do meio-dia, a sede da Associação será palco para as apresentações de  Kangerê de Sinhá. Grupo D’Papo, Samba Trator e Viola de Doze.  

E quem circular pelo Pelourinho até o dia 30 de novembro, pode visitar a mostra fotográfica “Crias de Dendê”, que está em exposição no Terreiro de Jesus, que fica na Praça da Sé. São 50 baianos e baianas destacados pelas lentes do fotógrafo Mário Edson.  

E a celebração não pode ficar completa sem uma boa comilança e o cheirinho do dendê. Mais de 20 pontos espalhados pela capital baiana já estão vendendo bilhetes para quem quiser antecipar a compra de acarajés, que poderão ser trocados neste sábado e domingo. Os pontos de venda e troca  estão listados nas redes sociais da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia.        

Desde 2005, o ofício da Baiana de Acarajé está registrado como patrimônio cultural do Brasil, no Livro dos Saberes do Iphan. A estimativa é de que, somente em Salvador, atuem mais de 3.500 baianas, que além do acarajé, mantém a tradição culinária de pratos como abará, vatapá, caruru, mungunzá e cocadas.  

Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Lula participa da abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura

A iniciativa reúne as principais representações públicas culturais do país para discutir o Plano Nacional de Cultura dos próximos 10 anos. O evento ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília.

Baixar arquivo
Justiça

Uber pede ao STF que suspenda processos sobre vínculo trabalhista

Na petição encaminhada ao STF, o escritório que representa a empresa sustenta que a medida é necessária para aguardar o posicionamento final da Corte sobre o tema. Na semana passada, o STF reconheceu a chamada repercussão geral sobre o tema.

Baixar arquivo
Segurança

Dois detentos fogem de penitenciária em Campo Grande

Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal no Mato Grosso desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

Baixar arquivo
Cultura

Conferência Nacional de Cultura retorna, valorizando a diversidade

A quarta Conferência Nacional de Cultura marca o retorno do Ministério da Cultura, extinto em 2019. A última conferência foi em 2013.

Esse evento é importante porque é um espaço de debate de políticas públicas de cultura.

Baixar arquivo
Política

Lula apresenta projeto que regula trabalho de motorista de aplicativo

O projeto só atinge motoristas que transportam passageiros por carro. Outras modalidades de entrega, com moto e bicicleta, não fazem parte do acordo.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas declara surto de febre oropouche

Estado registrou 1.670 casos desde o início do ano. A doença é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses, mais conhecido como maruim. Os sintomas são o mesmo da dengue: febre, dor de cabeça, dor nas articulações, vômito, diarreia. Ainda não há mortes relacionadas à doença

Baixar arquivo