Grupo Racionais MC´s vai receber título de honoris causa da Unicamp

Publicado em 30/11/2023 - 15:49 Por Leandro Martins - Repórter Rádio Nacional - São Paulo

Uma das bandas de Rap mais famosas e respeitadas do Brasil, o grupo Racionais MC's, vai receber o título de doutor honoris causa da Unicamp, a Universidade de Campinas. A honraria, aprovada esta semana pelo Conselho Universitário da instituição, é concedida a pessoas que tenham contribuído, de maneira notável, para o progresso das ciências, das letras ou das artes.

Em atuação desde 1988, os Racionais combatem, em suas letras, o racismo e as violências sociais no país. E abordam a realidade de jovens negros da periferia da cidade de São Paulo.

O Racionais MCs é formado pelos rappers Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.

Em 2022, quando o grupo esteve na Unicamp para uma aula aberta da disciplina de Antropologia, Mano Brown falou sobre o reconhecimento da obra do grupo, que dialoga com o pensamento social brasileiro desde 1988, quando o grupo começou a atuar.

O professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Unicamp, Mário Medeiros, salientou que a obra dos Racionais promove atitudes antirracistas e solidárias de negros e não negros, periféricos e não periféricos, visando a mudanças sociais profundas.

A obra dos Racionais MC’s faz parte do cotidiano da Unicamp desde 2018, quando as letras do álbum Sobrevivendo ao Inferno tornaram-se leitura obrigatória do Vestibular. Foi a primeira vez que um disco de música entrou na lista de obras da prova. Com o título de doutor honoris causa, os Racionais tornam-se os primeiros intelectuais negros e periféricos, e também os primeiros músicos, contemplados pela honraria na Unicamp.

Edição: Daniel Ito / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Cultura

Lula participa da abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura

A iniciativa reúne as principais representações públicas culturais do país para discutir o Plano Nacional de Cultura dos próximos 10 anos. O evento ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília.

Baixar arquivo
Justiça

Uber pede ao STF que suspenda processos sobre vínculo trabalhista

Na petição encaminhada ao STF, o escritório que representa a empresa sustenta que a medida é necessária para aguardar o posicionamento final da Corte sobre o tema. Na semana passada, o STF reconheceu a chamada repercussão geral sobre o tema.

Baixar arquivo
Segurança

Dois detentos fogem de penitenciária em Campo Grande

Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal no Mato Grosso desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

Baixar arquivo
Cultura

Conferência Nacional de Cultura retorna, valorizando a diversidade

A quarta Conferência Nacional de Cultura marca o retorno do Ministério da Cultura, extinto em 2019. A última conferência foi em 2013.

Esse evento é importante porque é um espaço de debate de políticas públicas de cultura.

Baixar arquivo
Política

Lula apresenta projeto que regula trabalho de motorista de aplicativo

O projeto só atinge motoristas que transportam passageiros por carro. Outras modalidades de entrega, com moto e bicicleta, não fazem parte do acordo.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas declara surto de febre oropouche

Estado registrou 1.670 casos desde o início do ano. A doença é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses, mais conhecido como maruim. Os sintomas são o mesmo da dengue: febre, dor de cabeça, dor nas articulações, vômito, diarreia. Ainda não há mortes relacionadas à doença

Baixar arquivo