Uma das pioneiras da TV brasileira, a atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo (5), aos 94 anos, em João Pessoa, capital da Paraíba, onde estava internada para tratar de uma pneumonia
Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite adotou o nome artístico de Lolita e iniciou a carreira participando de radionovelas, logo despontando como cantora de rádio. Passou pelas rádios Record, Bandeirantes, Cultura e Tupi. Ela chegou a ganhar dois Troféus Roquette Pinto como Melhor Cantora.
Na inauguração da TV Tupi, em 1950, cantou o hino especialmente feito para aquela ocasião, o Hino da Televisão Brasileira. Apresentou os programas Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas, ao lado do marido, Aírton Rodrigues.
Como atriz, interpretou a cigana Esmeralda, sua primeira protagonista, na telenovela O Corcunda de Notre Dame, em 1957. Seu último trabalho foi Noêmia, na novela Viver a Vida, em 2009.
Aliás, Como atriz, Lolita trabalhou na Tupi, na Excelsior, na Record, na Manchete e na TV Globo.
Um dos momentos mais lembrados, nas homenagens nas redes sociais, é a sua participação em um momento considerado icônico na TV brasileira: a divertida entrevista no programa Jô Soares ao lado das amigas Hebe Camargo e Nair Bello.
Nesta segunda-feira (6) o corpo da atriz deve ser cremado, como era sua vontade.