Cidade de São Paulo celebra 470 anos com bolo gigante no meio da rua

Publicado em 25/01/2024 - 19:20 Por Joana Côrtes - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A cidade de São Paulo celebrou seus 470 anos, nesta quinta-feira (25), com um bolo gigante montado nas ruas do bairro tradicional do Bixiga e no Mercado Municipal, na região central. A festa segue noite adentro com uma programação cultural intensa de shows, espetáculos e bailes. 

No aniversário da maior capital da América Latina, vamos contar como essa grande metrópole faz parte, de maneira especial, da trajetória dos artistas que a celebram.

A voz que escutamos é de Nelson Triunfo. Pernambucano de nascimento, foi na cidade de São Paulo que ele se tornou um dos fundadores da cultura hip-hop no país. O dançarino de breaking chegou na Pauliceia Desvairada em 1977. Hoje, aos 69 anos, Triunfo faz parte da história musical da cidade de mais de 12 milhões de habitantes. É personagem ilustre por ser um dos principais dançarinos de soul do Brasil.

Com seu black bem posto e o gingado no corpo, passou a tarde do aniversário da cidade dançando e esbanjando vida no baile que comandou no Sesc Pompeia, na zona oeste da cidade. 

Aos 40 anos, a contadora de histórias Mafuane Oliveira também tem sua vida de artista entrecruzada com as esquinas, ruas e espaços culturais de leste a oeste da capital paulista. Filha de migrantes mineiros e baianos, Mafú está a frente da Companhia Chaveroeiro, desde 2007. Moradora do Bixiga, ela se apresenta com um conjunto de chaves em mãos: abre as histórias afrobrasileiras que atravessam os bairros, as famílias e o cotidiano de quem mora na cidade.

Assim como Nelson Triunfo e os pais de Mafuane, a artista visual Raquel Santos migrou e escolheu viver em São Paulo, há 8 anos. 

Nascida no subúrbio carioca, hoje ela vive na cidade de Santo André, na região do ABC paulista. Mestra em Arte Educação e ativista das bordas, Raquel faz questão de revelar o feitiço que São Paulo tem.

Seja bailando com o corpo nas ruas ou nos salões, contando e escrevendo histórias familiares, cantando ou bordando sua arte, os artistas que escolheram viver nesta cidade de 470 anos seguem celebrando e criando outras cidades possíveis dentro dessa gigante Desvairada. 

Edição: Nadia Faggiani / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo