A partir deste domingo (14), os visitantes que desejarem conhecer o Palácio do Planalto já podem agendar uma visita guiada pelo edifício, sede da Presidência da República.
Aliás, o Palácio do Planalto é um dos símbolos da arquitetura modernista da capital brasileira. Foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital, inaugurado em 21 de abril de 1960. Ele fica no centro de Brasília, na Praça dos Três Poderes.
As visitas guiadas foram paralisadas em março de 2020, quando tudo foi fechado por causa da pandemia de covid-19. E há um ano, no dia 8 de janeiro de 2023, o Palácio foi alvo de vândalos durante uma tentativa de golpe. Por causa disso, também teve que ficar fechado para restauração, o que durou alguns meses.
O roteiro de visitação ao Palácio do Planalto inclui o térreo, o segundo e terceiro andar, além do subsolo, que agora é um novo espaço de exposições. As visitas terão duração de mais ou menos uma hora e serão realizadas por grupos de até 30 pessoas a cada meia hora, com vagas para grupos prioritários.
No Planalto, funcionam o gabinete da Presidência da República e os ministérios da Casa Civil e das Secretarias Geral, de Comunicação Social, e de Relações Institucionais. É onde acontecem as principais agendas oficiais do presidente, as reuniões ministeriais e os lançamentos e anúncios de novos programas e projetos do governo federal.
A visitação será todo domingo, das 9h às 14h. Crianças de até 10 anos não precisam de agendamento. E olha, pra conhecer o prédio onde o presidente trabalha não é necessário pagar nada.
O agendamento deve ser feito pelo site visitapr.presidencia.gov.br.
* Com informações da Agência Brasil.