Todas as regiões do país realizam neste sábado o dia Dia D de Mobilização contra a Dengue. A ação do Ministério da Saúde conta com a participação da população para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. E reforça a adoção de medidas simples e eficazes para eliminar os focos do mosquito, lembrando o slogan da campanha lançada em outubro “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”.
Ao longo do Dia D, agentes comunitários de saúde visitam residências para orientar as famílias. Também estão sendo realizadas ações educativas, mutirões de limpeza com o apoio dos governos estaduais e das prefeituras.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que participa das ações no Rio de Janeiro, destacou a importância da população no combate à Dengue. Nísia Trindade disse que é preocupante o aumento de casos em vários países e em locais que antes não registravam a doença.
Os casos de dengue continuam a crescer no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal lideram os registros de casos. Em 2024, foram cerca de 7 milhões de registros de dengue no país e o número de mortes aumentou em cinco vezes. Já são 5 mil óbitos, contra 1.100 no ano passado.
O Ministério da Saúde também intensifica neste sábado a segunda fase da campanha nacional, com o slogan “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, zika e chikungunya é agora”. A campanha alerta para sinais como febre, manchas vermelhas no corpo e dores atrás dos olhos e incentiva a busca por atendimento médico nesses casos.