No Rio de Janeiro as crianças também têm espaço no carnaval de rua, pulando nos bloquinhos infantis. Um dos mais tradicionais é o “Largo do Machadinho, mas não Largo do Suquinho”, que derivou do blocão adulto “Largo do Machado, mas não Largo do Copo”.
Os dois fazem uma brincadeira com o nome do bairro, Largo do Machado, zona sul da cidade.
A pedagoga Carla Wendling, fundadora da atração mirim, lembra que foi uma reclamação da neta, de 5 anos, que despontou a ideia de criar um bloquinho.
Laura Mendes, que sempre gostou de carnaval, era levada pela mãe para pular a folia na rua quando criança. Agora, carrega o pequeno Apolo, de apenas 10 meses para brincar no bloco infantil. E todos combinando a fantasia.
Igor Miguel e a esposa, que já levavam a filha mais velha, Isabela, de 4 anos, foram apresentar os filhos gêmeos, Bernardo e Giovana, de 8 meses, ao bloquinho.
O Largo do Machadinho, mas não Largo do Suquinho é um bloco de banda, que só toca marchinhas, sambas antológicos e cantigas em ritmo de marchinha. Surgiu em 2011 e tem como padrinho o cartunista Ziraldo, e a madrinha, a cantora Bia Bedran.