História Hoje: há 135 anos nascia o diretor de cinema Victor Fleming

Publicado em 23/02/2024 - 10:00 Por História Hoje - Brasília

E o Vento LevouO Mágico de OzO médico e o monstroTerra de paixões. Alguns dos grandes filmes que foram gravados na Era de Ouro de Hollywood sob a direção de Victor Fleming. Nascido em 23 de fevereiro de 1889, em Pasadena, na Califórnia, nos Estados Unidos, venceu a infância pobre, conduziu atores como Judy Garland, Clark Gable e Vivien Leigh e se tornou um diretor premiado.

A porta de entrada para o mundo do cinema foi o trabalho como mecânico de automóveis que o levou a conhecer o diretor Allan Dwan. E lhe rendeu um contrato como assistente de câmera em 1911. Quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, Fleming serviu na seção de fotografia do Exército. Com o fim do conflito, destacou-se como diretor de cinema mudo.

Em 1932, Fleming dirigiu Red Dust, que em português ganhou o título Terra de Paixões, estrelado pelo galã Clark Gable e pela atriz Jean Harlow. Em 1937, esteve a frente de Marujo Intrépido que rendeu o Oscar de Melhor Ator a Spencer Tracy.

Mas, foi o ano de 1939 que se tornou um marco na carreira de Fleming. O diretor gravou quase todo o filme de fantasia O Mágico de Oz. Mas acabou deixando a direção por outro projeto que também ficaria para a história.

Por insistência de Clark Gable, Fleming foi convocado para dirigir o clássico E o Vento Levou. O longa ganhou oito Oscars, incluindo o de Melhor Filme. E Victor Fleming foi aclamado como melhor diretor.

Em 1948, o cineasta lançou Joana D’Arc. Esse foi seu último trabalho. Victor Fleming morreu de um ataque cardíaco no verão de 1949, aos 59 anos.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Apresentação: José Carlos Andrade

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Bianca Paica

Publicação web: Liliane Farias

Últimas notícias
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo
Saúde

Mortes por dengue em 2024 já superam as do ano passado em 37%

São 1.601 óbitos confirmados neste ano. Outras 2 mil mortes estão em investigação, e o total de casos da doença já passa de 3,5 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Programação do aniversário de Brasília tem show de Alok neste sábado

O palco para a atração do DJ é em formato de pirâmide e tem quase 30 metros. O show dele deve ocorrer a partir das 21h30, mas antes disso já vai ter muita música por lá. 

Baixar arquivo
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extraordinários

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo