No registro de nascimento, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira. No coração dos amantes de futebol, ganhou os apelidos de Magrão, Doutor ou Doutor Sócrates. Aquele que marcou a história da nação Corinthians como um dos líderes da Democracia Corinthiana. Nascido em 19 de fevereiro de 1954, em Belém, do Pará, Sócrates conciliou as carreiras de médico e meio-campista.
Durante a infância, a família dele deixou a região Norte e se mudou para Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por causa do trabalho do pai. Na adolescência, Sócrates entrou para o juvenil do Botafogo e foi contratado pelo clube em 1973. E, ao mesmo tempo, estudava na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Em 1977, conquistou títulos importantes dentro e fora de campo. Foi campeão da Taça Cidade de São Paulo com o Botafogo de Ribeirão Preto e ainda se formou na universidade.
No ano seguinte, foi contratado pelo Corinthians. Durante a ditadura militar, integrou o movimento pela Democracia Corinthiana em que os votos e opiniões de todos os funcionários do clube tinham o mesmo peso. A atuação política foi além do futebol. O craque participou ativamente das manifestações pelas Diretas Já.
Durante a carreira, a falta de um porte atlético era compensada pela habilidade no gramado com decisões precisas e seus passes de calcanhar. Com o alvinegro, Sócrates venceu três campeonatos paulistas e marcou 172 gols. Também atuou na Seleção Brasileira, jogou duas Copas do Mundo e passou por outras grandes equipes como Fiorentina, Flamengo e Santos. Com aposentadoria dos gramados, especializou-se em medicina esportiva, passou a atender em uma clínica e atuou como comentarista esportivo.
Sócrates lutou contra a dependência de álcool e enfrentou problemas de cirrose. O ídolo do futebol brasileiro morreu em dezembro de 2011, aos 57 anos, em decorrência de um choque séptico.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje:
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos de Andrade
Edição: Bianca Paiva
Publicação Web: Pollyane Marques