O poder da negritude toma conta do segundo dia de desfiles na Sapucaí

Publicado em 12/02/2024 - 09:02 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A homenagem a um ícone do samba, da música brasileira e da escola do morro da Mangueira pede passagem no quarto desfile na Marquês de Sapucaí já na madrugada da terça-feira (13) de Carnaval. Com o enredo, a Negra Voz do Amanhã, dos carnavalescos Guilherme Estevão  e Annik Salmon, a Estação Primeira de Mangueira, vai  reverenciar a cantora Alcione. Como canta o samba-enredo, Negra voz, orgulho da nação.

Estevão adianta que o desfile da verde e rosa vai passear por toda a vida da artista desde o Maranhão, seu estado natal. 

Na sequência, a Paraíso do Tuiuti resgata na avenida a história de mais um herói negro brasileiro, em busca do seu segundo título no Grupo Especial.

O enredo Glória ao Almirante Negro, do carnavalesco Jack Vasconcelos, conta a  revolucionária trajetória de Joao Cândido Felisberto, que ficou conhecido como o almirante negro, após ter liderado a revolta da Chibata, em 1910, um levante para acabar com as práticas violentas e maus tratos da Marinha aos colegas marinheiros, em sua maioria, negros.

O desfile, segundo Vasconcelos, vai mostrar a importância da figura e resistência de Cândido e como muito do contexto em que ele lutou ainda se faz presente nos dias atuais.

Já no amanhecer, a última escola a desfilar a Unidos do Viradouro, tenta garantir seu terceiro título do carnaval carioca com o enredo Arroboboi, Dangbé, do carnavalesco Tarcísio Zanon.

A história do mito de uma serpente vodum, que se tornou uma divindade após épica batalha entre reinos da antiga região da Costa da Mina, na África. O enredo vai destacar a atuação de um poderoso exército de mulheres negras preparado por sacerdotisas voduns, que tinham no espírito da coletividade e lealdade sua principal arma.

A missão, segundo Zanon contou em divulgação da Liesa, organizadora dos desfiles do Grupo Especial,  é desmistificar o culto aos voduns, que atravessou o atlântico e chegou ao Brasil na figura da sacerdotisa Ludovina Pessoa, pilar de terreiros na Bahia.

Terminado o show de samba, cores, fantasias, narrativas fantásticas, as atenções se voltam para a Quarta-Feira de Cinzas quando finalmente será conhecida a grande campeã do Carnaval Carioca de 2024.

* Com trabalhos técnicos de Tony Godoy.

Edição: Rádio Nacional/Pollyane Marques

Últimas notícias
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo